As 10 perguntas mais frequentes sobre os testes de paternidade

resumo

Na altura da realização de um teste de paternidade 8 em cada 10 pessoas precisa de ver mais de 10 questões respondidas sobre estes exames. Este artigo tem como objectivo esclarecer as 10 perguntas mais frequentes sobre testes de paternidade.

Existem várias questões sobres os testes de adn em geral, entenda que vamos clarificar as 10 questões mais frequentes, sobre o teste de paternidade informativo.

Este artigo não aborda outras questões sobre outros exames de adn.

10 questões sobre os testes de adn paternidade

1 - O que é um teste de paternidade?

Um teste de paternidade é um exame realizado ao ADN de dois indivíduos (Filho(a) e alegado Pai), ou Três (Filho(a), alegado Pai e Mãe) de forma a aferir a relação biológica entre Pai e Filho.

2 - Qual é a precisão / fiabilidade de um teste de paternidade?

Os testes de paternidade actualmente têm uma fiabilidade superior a 99,9999%, dependendo do número de marcadores genéticos.

Os laboratórios com tecnologia de ponta e que apostam nesta área, utilizam no mínimo 20 marcadores genéticos para garantir um resultado nunca inferior a 99,99%. 

3 - Quanto tempo demora a obter os resultados do teste de paternidade?

Os exames dos testes de paternidade pós-natais em que ambos os intervenientes utilizem células da boca os resultados estarão concluídos em 3 a 5 dias úteis. Contudo, quem faz a recolha de ADN em casa, deve ter em atenção que nunca recebe o resultado antes de 5 a 6 dias. Pois devem sempre incluir o tempo de demora de entrada das análises no laboratório.

4 - Os resultados de um teste de paternidade podem ser utilizados em tribunal?

Os resultados podem ser utilizados em tribunal, desde que estes obedeçam a uma custódia documental e a recolha de ADN seja feita por um profissional de saúde.

Cerca de 90% dos casos de paternidade são resolvidos extra-judicialmente. A Código ADN recomenda sempre que seja efectuado o teste de paternidade informativo para aferir a relação biológica (quando ainda existem dúvidas), antes de se avançar para um teste de paternidade com valor legal.

5 - Qual o preço de um teste de paternidade?

O preço de um teste de paternidade é diferente de laboratório para laboratório, assim como o tipo de teste de adn escolhido, para ver os preços praticados pela Código ADN pode consultar a tabela de preços do teste de ADN.

6 - Quais os resultados que podemos esperar de um teste de paternidade?

O teste de paternidade só podem ter dois resultados:
.

  • negativo: 0% ou ausência de percentagem (O alegado pai é excluído como o pai biológico da criança);
  • positivo: 99,999% ou superior (O alegado pai é o pai biológico da criança).

7 - Como posso realizar um teste de paternidade?

O seu teste de paternidade pode ser realizado de diversas formas:

8 - Qual o conteúdo do Kit do teste de ADN?

Os kits contém todos os materiais e instruções necessários para efectuar a colheita de ADN. Um kit para realizar o teste de paternidade contém:
.

  • 8 zaragatoas esterilizadas;
  • instruções;
  • invólucros para transporte das amostras;
  • envelope franqueado para envio das colheitas de ADN:
  • Consentimento informado.

9 - Quais os motivos para a realização de um teste de paternidade?

O seu teste de paternidade pode ser realizado por diversos motivos:
.

  • Para esclarecer dúvidas quanto à paternidade da criança;
  • Obter um meio de prova para assuntos do foro jurídico;
  • Provar que se é o pai biológico de determinado indivíduo;

 

Todas as razões são válidas para a realização de um teste de paternidade, desde que, o interesse das partes envolvidas seja levado em máxima consideração e todos os aspecos legais respeitados;

10 - Quais os horários das instalações da CódigoADN?

Para mais informações sobre o levantamento do Kit do teste de paternidade ou marcação da colheita de ADN, visite: Pontos de colheita de ADN.

Conclusão

Existem diversas questões sobre os testes de adn, dependendo da história de cada um as perguntas sobre os testes poderão ser diferentes, em suma, o teste de paternidade é o exame mais realizado, custa 250€, pode ser realizado em sua casa ou com um profissional de saúde, os resultados são 100% fiáveis e estão concluídos em 5 a 7 dias úteis.

Agora que já leu as 10 pergunstas mais frequentes sobre os testes de paternidade, poderá querer ler os 10 mitos mais frequentes sobre o teste de paternidade.

Atenção: Consulte sempre fontes independentes. Se detetar algum erro ou alguma imprecisão no decorrer da leitura, por favor envie-nos um email para [email protected] com o relato.

Leave a reply