5 vantagens em recorrer a análise de ADN num laboratório privado.

Um caso real...

Um caso de policia.

Na manhã de 27 de junho de 2000, Molly Bish, nadadora salvadora, como era habitual foi trabalhar como salva-vidas EUA, estado de Massachusetts, esta era a sua rotina diária.

Contudo foi nesta fatídica manhã que também foi vista pela última vez, sendo o seu corpo encontrado 3 anos após essa fatídica manhã, numa área remota em Palmer, o caso nunca foi concluído pela investigação local, contudo uma equipa especializada em casos abertos, recuperou este caso e após uma análise constatou que havia provas que nunca foram investigadas. Tomada a decisão de investigar todas as provas, estas foram enviadas para um laboratório fora da esfera publica, neste caso optaram por um laboratório fora do próprio estado pra realizar todos os testes de adn às amostras forenses.

Contudo, casos como estes por vezes suscitam dúvidas em várias pessoas. Se a policia tem laboratórios privados e se existem laboratórios públicos, em Portugal, por exemplo, existe o instituto de medicina legal porque as autoridades recorrem a um laboratório privado?

De acordo com um estudo de 2010 intitulado “É mais complexo do que pensa: um guia para quem lida diariamente com exames ao ADN”, são várias os pontos que as pessoas/ autoridades levam em consideração ao escolher um laboratório privado para realizar análises de ADN em detrimento de um laboratório público.

Veja abaixo 5 pontos que os especialistas têm em consideração quando optam por um laboratório privado em vez de recorrerem a laboratórios públicos com tecnologia existente no estado.

Os laboratórios privados são um negócio:

os laboratórios privados estão constantemente a competir uns com os outros para fornecer o melhor serviço aos seus clientes. Por causa disto, os laboratórios privados tendem a ser mais responsivos, eficientes e cuidadosos em todo o processo, de forma a ganhar o cliente e atender às expectativas do mesmo, seja um particular ou um entidade/ organização.

Últimas Tecnologias:

Como os laboratórios privados têm incentivo e sensibilidade aos negócios, isto ajuda-os a manterem-se atualizados sobre as tecnologias mais recentes. Em alguns casos, os equipamentos de laboratório privados são muito mais avançados do que os equipamentos públicos do laboratório. Face a uma nova descoberta os laboratórios privados adaptam-se em tempo recorde, enquanto uma máquina como a do estado, demora a tomar uma decisão, comprar equipamento e adaptar-se.

Velocidade:

Os analistas de laboratórios privados podem não ter o volume de casos que um laboratório público tem, o que abre as portas para mais atenção dos analistas. A maioria dos laboratórios oferece estruturas de preços que permitem solicitações rápidas. Por causa disto, os analistas trabalham com equipamento de topo, respondem de forma rápida e existe um rigoroso controlo de qualidade.

Comunicação:

Como os laboratórios são privados, a sua comunicação entre intervenientes, agentes, cientistas e as autoridades são muito limitadas não se deixando influenciar por opiniões de terceiros. De forma simplificada, num laboratório privado, a comunicação é realizada diretamente entre o analista e o diretor clínico, em que o trabalho é executar a análise com o máximo rigor e o mais rápido possível de forma a garantir celeridade no processo. O processo de análise pode ser reforçado pela comunicação infrequente e formal entre as autoridades e os analistas, havendo sempre um registo desta comunicação.

Acreditação e Auditoria:

O organismo de acreditação certifica laboratórios particulares, logo estão sempre sujeitos a auditorias frequentes. Isto garante que os laboratórios mantenham os seus altos padrões de qualidade e rigor em todos os momentos. Os Laboratórios da CódigoADN internacionais possuem o certificado ASCLD / LAB-International. ASCLD / LAB.

Conclusão

Não existe grande margem para dúvida que o outsourcing a um laboratório privado por parte das autoridades por vezes é essencial quando pretendem rapidez, qualidade e rigor. Claro que os institutos públicos também conseguem garantir todos estes itens, contudo e normalmente um laboratório privado tem tecnologia muito mais avançada, que um laboratório publico. Por isso, recorrer à tecnologia de ponta pode ser o passo extra para que possa confiar a 100% no resultado emitido.


Pretende saber mais sobre os serviços dos laboratórios da CódigoADN, Consulte aqui todos os exames que executamos. >>

Leave a reply