Um teste de ADN com Avós da CódigoADN ™ determinará a relação de uma criança com os seus alegados avós (paternos ou maternos).

Quando somos concebidos, nós herdamos 50% do ADN da nossa mãe, e os outros 50% do nosso pai. Estranhamente, nós não compartilhamos 25% do ADN de cada avô. A nossa árvore genealógica pode sugerir que recebemos 25% do ADN dos nossos avós, no entanto a genética diz-nos algo completamente diferente.

Os seres humanos carregam 23 pares de cromossomas: 22 pares autossómicos e um par de cromossomas sexuais. A mulher tem dois cromossomas X e os homens têm um cromossoma X e Y.

É sempre difícil avaliar exatamente o ADN transmitido por cada Avô/ Avó, a lei da deriva e aleatoriedade da herança do ADN, diz que deve haver uma herança genética perto dos 25% para cada avô e avó, no entanto essa herança é completamente aleatória, e poderá haver vários cenários na herança do ADN, veja a imagem abaixo:

O que devia de acontecer quanto à herança de ADN?

teste de paternidade avós realidade

O que acontece quanto à herança de ADN, na realidade?

teste de paternidade avós realidade

Sabendo o que acontece na realidade na genética, é sempre difícil avaliar exatamente o que é transmitido dos seus avós para si.

Durante as divisões celulares, a partir da produção de espermatozoides e óvulos, os cromossomos trocam informações entre si, formando assim cromossomas híbridos. Terá sempre contribuições genéticas de todos os seus avós sejam paternas ou maternas, a ultima questão é saber a quantidade exata?

Razões para fazer um teste de ADN com Avós:

O teste de ADN com Avós realiza-se quando o alegado pai ou até mesmo a mãe biológica não estão disponíveis para a realização do exame (os motivos podem ser muitos: paradeiro incerto, morte, distância geográfica entre outras). Se o suposto pai não está disponível para um teste de paternidade, o próximo passo que deve considerar é a realização do seu teste de ADN com os Avós Paternos, de forma a verificar se existe uma relação biológica entre a criança e o alegado pai. Nestes testes é sempre aconselhado a participação da mãe biológica, visto que, com a participação da mãe, em laboratório conseguimos fazer a exclusão de todo o ADN maternal, sobrando apenas o ADN paternal.

Este ADN paternal tem uma comparação directa com os Avós ou avô/ avó paterna, obtendo um resultado positivo, no caso de inclusão ou um resultado negativo no caso da exclusão.

Ambos os Avós devem participar?

A CódigoADN™ recomenda que ambos os avós sejam testados juntamente com um dos progenitores. No entanto, e por diversos motivos, por vezes não é possível a participação de todos os avós paternos, no caso da averiguação da paternidade, ou dos avós maternos nos casos da averiguação de maternidade. Contudo, entenda que quantos mais elementos participarem no exame, mais depressa os laboratórios conseguem chegar a uma resposta conclusiva do vinculo biológico entre estas pessoas.

Por que escolher a CódigoADN™ para realizar o teste de ADN com Avós?

O laboratório da CódigoADN™ usa o teste mais avançado de ADN com Avós de Portugal. Nós testamos, no ADN não coadificante, 21 ou mais marcadores genéticos enquanto outros laboratórios só testam 16 marcadores genéticos. Portanto, oferecemos o mais completo teste de ADN com Avós no mercado, tornando o laboratório da CódigoADN™ pelo menos duas vezes mais preciso do que outros laboratórios.

Quanto mais marcadores forem testados, mais conclusivo será o resultado do teste de paternidade com avós. Recomenda-se que um dos progenitores também esteja disponível para ser testado.

Cada teste é executado duas vezes independentemente para garantir que os resultados são tão precisos.

O laboratório da CódigoADN™ é líder mundial em testes de ADN, sendo acreditado pela ISO: 17025.

Como é realizado o teste de ADN com Avós da CódigoADN™?

1. No conforto do seu lar, garantindo a máxima confidencialidade:

Pode solicitar um kit dos nossos kits de recolha de ADN através do nosso site em www.testepaternidade.pt ou através da linha de apoio ao cliente +351 220 417 190.

O kit de recolha de ADN está preparado com material de recolha para 3 pessoas (alegado avô/avó, criança e mãe biológica): 4 zaragatoas por pessoa, 3 invólucros para colocar as respetivas amostras, instruções de recolha, ficha de cliente, guia de pagamento e envelope franqueado para envio das amostras.

Caso pretenda, poderá entregar as amostras aos nossos balcões do Porto ou de Lisboa.

2. Clinicas da CódigoADN

Se pretender que a recolha seja efetuada por um profissional de saúde, poderemos agendar uma consulta numa das nossas clínicas parceiras – Porto, Espinho, Guarda, Queluz, Silves ou Portimão.

3. No seu domicilio por um profissional de saúde.

Pretende fazer a colheita de ADN com um profissional de saúde mas não se quer deslocar às nossas clinicas poderá agendar a deslocação do enfermeiro à sua casa. Não temos qualquer referencia aos nossos laboratórios nas nossas viaturas, todo a recolha é feita em sigilo e confidencialidade.

Na dúvida, agende a sua recolha de ADN com um profissional de saúde.

O resultado estará concluído em 7 a 10 dias úteis e será enviado de acordo com as instruções colocadas na ficha de cliente.

Veja aqui todas as informações sobre o teste de paternidade com avós e Netos, preços, tempos de execução e fiabilidade

Leave a reply