Atenção: Este calculo de paternidade – ao qual demos o nome de DNA Online deve ser apenas utilizado para termos lúdicos. Esta calculadora não é um teste de paternidade gratuito.
Atenção: Estes resultados são recreativos e não pode tirar qualquer conclusão quanto à relação biológica com base neste resultados
Resultados entre [0% e 35%] – Se o seu resultado for inferior a 35% está excluído como pai da criança.
Resultados entre [36% e 90%] – Se o seu resultado se encontra entre estes valores não é possível obter, uma conclusão quanto à paternidade, estes resultados acontecem quando existem elementos contraditórios quanto ao cálculo da probabilidade de paternidade.
Resultados Superior a [90%] – Se o seu resultado é superior a 90%, utilizou os 3 elementos da calculadora para calcular a paternidade, este resultado não permite excluí-lo como pai da criança.
Quantos mais elementos da calculadora usar, mais “confiável” é o cálculo da probabilidade de paternidade.
Até um passado recente não havia Teste de ADN; A única forma de verificar a legitimidade de paternidade era uma análise conjunta de factores como: o tipo sanguíneo (ABO) a cor dos olhos, e a distância do lóbulo das orelhas. Obviamente esta análise é sujeita a erros, não sendo a calculadora DNA Online fidedigna como os testes de paternidade por ADN.
Contudo a Calculadora – DNA Online recria a análise de acordo com suas premissas pré-estabelecidas. Este cálculo não é um substituto para um teste de paternidade.
Tenha em atenção que a Calculadora – DNA Online utiliza elementos subjectivos e passíveis de erros. Os resultados obtidos não são cientificamente válidos.
É essencial entender que quantos mais elementos utilizar mais “correto” é o cálculo da probabilidade de paternidade.
A probabilidade de paternidade é calculada através de uma média ponderada, o elemento que tem mais peso para o cálculo é a tipagem do Sangue (ABO), este algoritmo entra com um peso de 73% quando este elemento é usado.
De todos os elementos, a tipagem do sangue é o que pode dar uma pista mais correta sobre o parentesco biológico. Os outros dois elementos são passíveis de interpretação subjectiva, pelo que a ponderação é diminuta no cálculo.
A cor dos olhos tem uma ponderação de 23% e os lóbulos das orelhas 4%, quando a tipagem do sangue também é utilizada.
Este resultado deve ser usados em termos lúdicos, apesar de se fazer um esforço para que a informação apresentada seja a mais correcta possível, tanto os elementos introduzidos pelo utilizador (cor dos olhos e distância do lóbulo da orelha) como os elementos de cálculo – a própria fórmula matemática – são subjectivos.