A interpretação dos resultados do teste de ADN depende do tipo de teste realizado.
Num teste de paternidade, por exemplo, os resultados geralmente indicam a probabilidade de paternidade, expressa como uma percentagem.
Valores acima de um determinado limite (geralmente 99,999%) o exame é considerado conclusivo para confirmar a paternidade. Quando os exames são negativos pode aparecer a probabilidade de 0% , ou em alyternativa é escrito que o suposto pai está excluído como pai biológico do filho(a) em teste.
No caso dos serviços da Código ADN ( no teste de paternidade pós-natal ou pré-natal) os resultados são expostos da seguinte forma:
Resultado positivo [o suposto pai é incluído como pai biológico do filho(a) ], na conclusão poderé ler: “a probabilidade do pai X ser o pai biológico da criança Y é de 99,9999%.”
Resultado negativo [ o suposto pai é excluído como pai biológico do filho(a) ], na conclusãO poderá ler: “o alegado pai X está excluído como o pai biológico da criança Y “.
Para outros tipos de testes, como testes de ancestralidade, os resultados podem fornecer informações sobre a composição étnica e possíveis ligações com populações específicas. É importante consultar as orientações e informações fornecidas pelo laboratório responsável pelo teste para uma interpretação precisa dos resultados.
Pode ver mais informações como ler um resultado de um teste de paternidade neste link.