Sim, os resultados do teste de ADN são estritamente confidenciais e só os intervenientes ou os seus representantes legais (tutores legais) têm acesso ao mesmo.
Todas as entidades envolvidas na execução dos testes de ADN têm a responsabilidade de proteger a privacidade e a confidencialidade dos resultados. Isto significa que as informações obtidas a partir do seu ADN não serão compartilhadas com terceiros sem o consentimento explícito dos intervenientes.
Pode ler toda da nossa política de privacidade no seguinte link: privacidade e proteção de dados.
Posso fazer um teste de paternidade e esconder o resultado da mãe/ pai (se o exame envolver um menor)? #
Não é ético nem legal esconder o resultado de um teste de paternidade da mãe/ pai. A realização de um teste de paternidade geralmente envolve o consentimento de todas as partes envolvidas, incluindo a mãe ou o pai registado. O resultado do teste de paternidade é importante para esclarecer a verdade sobre a paternidade de uma criança e pode ter consequências legais e emocionais significativas para todas as partes envolvidas.
É importante promover a transparência e a honestidade nas relações familiares. Ocultar o resultado do teste de paternidade da mãe ou do pai pode criar conflitos, ressentimentos e dificultar a construção da confiança mútua. É fundamental priorizar o bem-estar e a comunicação aberta entre todas as partes envolvidas para lidar adequadamente com questões relacionadas com a paternidade.
Quando realizo um teste de ADN quem tem acesso aos resultados? (tribunal, médico de família) #
O exame de paternidade é confidencial, ou seja, apenas as pessoas que realizam o exame têm conhecimento e recebem o resultado. Em geral, o resultado do teste de paternidade só é divulgado às partes que solicitaram o teste de ADN.
A menos que haja uma solicitação específica para compartilhar os resultados com terceiros, como um tribunal ou médico, o laboratório não informa terceiros sobre o teste de paternidade ou divulga os resultados.
Se tiver preocupações quanto à privacidade dos resultados, é aconselhável discutir diretamente connosco antes de realizar o exame de paternidade, em alternativa consulte a nossa politica de privacidade.
Quando o geneticista faz o exame de ADN tem acesso aos meus dados pessoais? #
Não, com exceção do nome e data de nascimento para preenchimento do relatório. Contudo, é importante destacar que os profissionais de saúde e os laboratórios que realizam exames genéticos são obrigados a seguir as leis e regulamentos de privacidade de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (RGPD) em Portugal, que visam proteger a privacidade e a segurança das informações pessoais.