Dúvidas frequentes sobre o teste de paternidade forense tipo de amostras utilizadas (cabelos, unhas, escovas dos dentes, sangue seco entre outras), questões gerais, os preços, procedimentos, quem participa, número de marcadores genéticos e a fiabilidade do teste de ADN forense.
Tópicos mais importantes
Quando é utilizado o teste de paternidade com cabelos, ou outro tipo de amostra?
Normalmente recorre-se a este tipo de exame quando um dos intervenientes não está disponível para a recolha de ADN.
Só é possível utilizar o teste forense em casos de paternidade?
Não. Podem ser utilizados testes forenses para estabelecer qualquer tipo de vínculo biológico entre duas pessoas, como para testes entre irmãos, maternidade, outros.
Após ter obtido uma amostra forense e realizado o exame, é possível provar a culpabilidade de uma pessoa em teste?
O uso do teste forense de ADN numa investigação particular, não pode por si só provar a culpabilidade nem a inocência de uma pessoa, contudo, pode estabelecer uma ligação entre esta pessoa e o ato que se encontra a investigar.
Atualmente a identificação de pessoas através do teste forense de ADN já é aceite em processos judiciais em todo o mundo, com a devida custódia documental.
Através de uma amostra forense o laboratório consegue aproximadamente traçar um perfil físico da pessoa?
Não. O teste forense usa ADN não codificante.
Quando é estabelecido um perfil de ADN válido para identificar um individuo, somente algumas regiões do ADN são analisadas, ou seja, o ADN não codificante. As regiões escolhidas são as que apresentam maior variação individual na facilidade do estudo.
Contudo, estas regiões não codificam o ser humano, logo não é possível ao laboratório obter traços físicos através das amostras entregues para análise.
Como são apresentados os resultados de um teste forense?
Os resultados são apresentados sem os perfis genéticos dos intervenientes.
O relatório final pode tomar várias formas quanto ao seu formato, dependendo do estudo em causa e laboratório utilizado. Para os exames de relação biológica, os resultados serão expressos em percentagem, para outro tipo de exames será efetuada uma conclusão em texto corrido.
A forma mais utilizada nestes exames, quando a investigação se trata de uma averiguação de paternidade pode ter a seguinte forma:
Quanto tempo demora até receber os resultados?
Os resultados demoram entre 10 a 20 dias úteis, dependendo da complexidade da amostra entregue.
Posso usar o resultado do exame forense em tribunal?
Não. Este exame não pode ser usado como prova de «sustentação» em tribunal devido a não ter havido custódia documental das amostras.
Como dar início a todo o processo para a realização do exame forense com cabelos?
A decisão da realização do teste de paternidade com cabelos ou outro tipo de amostra cabe aos próprios, aos intervenientes no exame. Não necessita de qualquer ordem jurídica ou de uma receita médica. Para iniciar todo o processo deve consultar várias fontes independentes.
Após a decisão de prosseguir com o exame e com a concordância de todos os intervenientes e tutores legais (quando aplicável), basta entrar em contacto com o apoio ao cliente e iniciar todo o processo.
Quem participa na colheita de ADN?
Se solicitar um teste de relação biológica, participa o dador principal com uma colheita de células da boca e a amostra forense entregue por exemplo cabelos, unhas ou sangue seco.
Poderá também só ser entregue a amostra para verificação de:
Qual o preço de um teste de paternidade forense?
O preço do teste de paternidade com amostra tipo cabelo, pode ser consultado a nossa tabela de preços.
Que amostras pode enviar para o laboratório?
Pode solicitar a análise de vários tipos de amostras como: cabelos, unhas cotadas, sangue seco, escova dos dentes, entre outras; consulte a tabela de amostras forenses completa.
Pode ser utilizada qualquer tipo de amostra, por exemplo um copo em que se bebeu água?
Qualquer fonte de tecido ou fluido biológico pode ser utilizado como fonte de ADN, uma vez que estes são formados por células. As amostras mais comuns são sangue, sémen, cabelo, saliva, urina, pele, unha, ossos, líquido amniótico e suor (Ver todas as amostras de ADN que aceitámos).
É preciso especial atenção quanto à contaminação e degradação do ADN, pois esta pode ocorrer tanto no local de extração de ADN, como no seu transporte.
Regressando à pergunta original apesar de haver ADN num copo de água, a quantidade de ADN presente não será suficiente para se obter uma resposta, logo, não é possível fazer exames com ADN residual que se encontrem em objetos.
Como é possível saber se a amostra que está a colher é viável para o teste que pretende fazer?
O ADN é bastante resistente. Este pode resistir a uma temperatura até 100ºC, sem se destruir, no entanto, o problema da contaminação estará sempre presente.
Todas as amostras biológicas merecem uma especial atenção quanto à sua manipulação, pois estão sempre vulneráveis à degradação e contaminação. Logo nunca é possível saber o estado da amostra sem que esta seja analisada no laboratório.
Quantos marcadores genéticos deve ter um teste forense?
Não existe um número mínimo admissível para um teste forense, contudo, quando não existem marcadores genéticos suficientes o resultado aparecerá indeterminado, pois os pontos de comparação não são os suficientes para uma resposta definitiva.
O número de marcadores genéticos influência o resultado?
Sim. Quantos mais marcadores genéticos mais confiável é o resultado, desde logo, porque se está a analisar mais pontos de correspondência entre os participantes em teste.
Se fizer uma contraprova noutro laboratório o exame pode dar um resultado diferente?
Não. O ADN é sempre igual desde que nascemos até depois de morrermos, pelo que o resultado tem de dar sempre igual independentemente das contraprovas e laboratórios que escolha.
Os laboratórios são certificados?
Sim. Os laboratórios parceiros da Código ADN são certificados pela ISO 17025, AABB, ISO9001 entre outras. Os laboratórios são membros da sociedade internacional de genética.
O teste de paternidade forense tem valor jurídico?
Não. Porque os laboratórios não têm forma de verificar a proveniência da amostra.
De seguida pode ver mais informações sobre testes forenses disponíveis, tempos de execução, preços entre outras informações. Escolha o teste que pretende obter mais informações.
Os testes forenses não são um tema fácil de se compreender, pois dependem de várias variáveis que por vezes não está sob o seu controlo. O tipo de amostra e a capacidade de se obter um perfil genético sob as amostras enviadas influenciam enormemente as conclusões que se podem tirar.
Procure a Código ADN para ajudá-lo a obter respostas claras sobre o exame, preços, benefícios, tempos de execução do resultado e muito mais.
■ Fale com o apoio ao cliente ou,
■ Regresse à base de conhecimento (menu geral) e procure as suas dúvidas.