Dúvidas frequentes sobre o teste de paternidade informativo após o nascimento da criança, questões gerais, os preços, procedimentos, quem participa, número de marcadores genéticos e a fiabilidade quando a colheita de ADN é realizada em casa.
Tópicos mais importantes
A colheita de ADN é realizada através de células epiteliais bucais, colheita de ADN na boca.
Sim. A colheita pode ser realizada:
Pode optar por realizar o exame com um familiar paterno, como um avô ou avó, tio(a) paterno(a), ou outro familiar direto como por exemplo um possível irmão ou irmã.
Em alternativa pode ser realizado um teste de paternidade forense, em que é usada uma amostra como cabelo, unhas, escovas dos dentes ou outros objetos do suposto pai.
Sim. O teste de paternidade após o nascimento, excluem-se desta resposta os testes de paternidade durante a gravidez, pode ser dividido em pelos menos duas categorias:
Dependendo da combinação que queira utilizar, pode ter um exame muito confiável, ou um exame razoavelmente confiável. Claro que, quantos mais marcadores genéticos se utilizam, mais fiável é o exame.
Sim é possível. Contudo entenda que, as amostras alternativas como cabelo, unhas ou outras amostras forenses, são amostras muito mais complexas para a execução do exame, veja mais informações na seção dúvidas sobre o teste de ADN forense.
Os resultados são apresentados com os perfis genéticos dos intervenientes, e com uma conclusão.
Nos exames de paternidade positivos (em que o suposto pai é incluído como pai da criança) os resultados aparecem em forma probabilística, sendo que será sempre superior a 99,99% para exames com 24 marcadores genéticos e superior a 99,9999% com exames com 33 marcadores genéticos.
Quando os resultados são negativos de forma geral não é apresentada nenhuma probabilidade, apenas é escrito que o suposto pai está excluído como pai biológico da criança.
Os resultados demoram entre 5 a 7 dias úteis.
Pode usar o resultado do teste de paternidade informativo em tribunal?
Sim para abertura de uma averiguação de paternidade. Contudo este exame não pode ser usado como prova de «sustentação», final.
Durante o processo vai ser necessário a realização de um teste de paternidade com valor legal.
A decisão da realização do teste de paternidade cabe aos próprios, aos intervenientes no exame.
Não necessita de qualquer ordem jurídica ou de uma receita médica. Para iniciar todo o processo deve consultar várias fontes independentes, optar se pretende manter o processo confidencial, realizando a colheita de ADN em casa, ou se pretende ser acompanhado por um enfermeiro na altura da colheita de ADN.
Após a decisão de prosseguir com o exame, basta entrar em contacto com o apoio ao cliente e iniciar todo o processo.
Participa no exame a criança e o suposto pai.
Não. A mãe não precisa de participar na colheita de ADN. No entanto, a Código ADN encoraja sempre a participação da mãe.
O preço podem ser consultado a nossa tabela de preços online.
Porque nós somos parceiros dos maiores laboratórios do mundo. O que nos permite recorrer à melhor tecnologia para a execução do exame de ADN.
Os marcadores genéticos são importantes pois é o número de pontos de ADN que são utilizados na comparação dos indivíduos em teste, quantos mais pontos de comparação, mais robusto é o resultado do teste de paternidade.
Na nossa opinião, deve ter no mínimo 20 marcadores genéticos. Atualmente os testes de paternidade têm um mínimo de 24 marcadores genéticos, podendo o cliente fazer um upgrade para 33 marcadores genéticos.
Deve sempre informar-se com um especialista na área. Contudo, na nossa opinião, não considere um teste com menos de 20 marcadores genéticos, idealmente opte por um teste com 24 marcadores genéticos. Pode ainda fazer um upgrade para 33 marcadores genéticos.
Sim. Quantos mais marcadores genéticos mais confiável é o resultado, desde logo, porque se está a analisar mais pontos de correspondência entre os participantes em teste.
Sim. Quando a colheita de ADN é realizada em casa, em termos laboratoriais todo o procedimento obedece ao mesmo rigor cientifico que uma colheita de ADN que é realizada com um profissional de saúde.
Sim. Os laboratórios parceiros da Código ADN são certificados pela ISO 17025, AABB, ISO9001 entre outras. Os laboratórios são membros da sociedade internacional de genética.
Não. O ADN é sempre igual desde que nascemos até depois de morrermos, pelo que o resultado tem de dar sempre igual independentemente das contraprovas e laboratórios que escolha.
De seguida pode ver mais informações sobre testes de averiguação de paternidade disponíveis, tempos de execução, preços entre outras informações. Escolha o teste que pretende obter mais informações.
Uma coisa é certa – é normal ainda ter dúvidas sobre o teste de paternidade, pois não é um tema fácil. Como de facto, o exame funciona? O que geralmente é aceite pelos tribunais? O que todos os termos significam?
Procure a Código ADN para ajudá-lo a obter respostas claras sobre o exame, preços, benefícios, tempos de execução do resultado e muito mais.
■ Fale com o apoio ao cliente ou,
■ Regresse à base de conhecimento (menu geral) e procure as suas dúvidas.