Como interpretar os resultados do teste de paternidade, teste de adn?

resumo

Na altura da realização de um teste de paternidade muitas vezes os intervenientes questionam-se se conseguirão interpretar os resultados sozinhos, e como interpretar toda a linguagem técnica presente. O que é e para que servem os números presentes no relatório. Neste artigo, mostramos-lhe toda a informação e como interpretar um exame de paternidade.

Os resultados de um teste de paternidade podem ter diferentes apresentações, neste exemplo vamos utilizar 3 resultados de 3 laboratórios diferentes

Para fins de esclarecimento iremos usar partes de resultados de 3 laboratórios diferentes, entenda que, o conteúdo de um resultado de um teste de paternidade é o mesmo, pelo menos na sua essência, depois existem laboratórios que acrescentam mais alguma informação sobre a tecnologia utilizada, outros laboratórios acrescentam mais informação sobre os cálculos estatísticos que usaram para produzir o resultado de adn. Não existe uma forma errada de apresentar os resultados, cabe a cada laboratório de acordo com as suas capacidades produzir um documento que seja de fácil interpretação para o cliente.

Usámos os relatórios dos 3 laboratórios mais relevantes nesta área

Estes são:
.

  • Os laboratórios da CódigoADN
  • Os laboratórios do Centro Genética e Vida
  • Os laboratórios do Instituto de Medicina Legal

Por questões legais não poderemos colocar os exames na sua totalidade, mas iremos seleccionar as partes relevantes de cada exame.

Os resultados do teste de adn da CódigoADN - (exemplo)

[pdf-embedder url="https://testepaternidade.pt/teste/wp-content/uploads/2018/03/exemplo-resultado-teste-de-paternidade.pdf" title="exemplo resultado teste de paternidade" download="off"]

Os resultados do teste de adn do Centro Genética e Vida - (exemplo)

[pdf-embedder url="https://testepaternidade.pt/teste/wp-content/uploads/2018/03/resultados-do-exame-teste-de-paternidade-centro-genética-e-vida.pdf" title="resultados do exame teste de paternidade centro genética e vida" download="off"]

Os resultados do teste de adn do Instituto de Medicina Legal - (exemplo)

[pdf-embedder url="https://testepaternidade.pt/teste/wp-content/uploads/2018/03/relatório-de-ADN-instituto-de-medicina-Legal-Exemplo.pdf" title="relatório de ADN instituto de medicina Legal - Exemplo" download="off"]

O que distingue estes 3 relatórios: Marcadores, Tecnologia e Fiabilidade

Marcadores Genéticos

Os Marcadores genéticos é dos elementos mais importantes para a execução do exame de paternidade, nos exemplos usados, conseguimos verificar que:
.

  • Na CódigoADN são utilizados 21 Marcadores Genéticos
  • No Centro Genética e Vida são utilizados 21 Marcadores Genéticos
  • No IML são utilizados 16 Maracadores Genéticos

Como também se pode verificar acima, os marcadores utilizados em ambos os relatórios são comuns, o que é normal de todos os laboratórios certificados e que obedecem ao sistema CODIS internacional.

O que distingue a CódigoADN dos outros dois laboratórios?

Na realidade, são os números que aparecem em frente a cada marcador genético, repare que nem o Centro Genética e Vida nem o IML entram com os valores de probabilidade de cada marcador genético, algo que a CódigoADN não esconde. Isto só acontece porque estes números tem uma influência significativa nos seus resultados finais e os laboratórios da CódigoADN não escondem esta informação.

Apesar de para o cliente final não haver diferença, pois poderá não saber interpretar esses números, em termos científicos se solicitarem uma contra-prova do exame, qualquer laboratório pode verificar quais as probabilidades por marcador genético. (isto é importante!)

O número de marcadores genéticos é de extrema importância para a acuidade do relatório. Apenas a CódigoADN e o Centro Genética e Vida usam 21 marcadores genéticos.

Descrição da Tecnologia

A tecnologia utilizada para a extracção dos marcadores genéticos, é descrita no Centro Genética e Vida e no Instituto de Medicina Legal, mas não é descrita nos laboratórios da CódigoADN.

Os laboratórios da CódigoADN não descrevem a tecnologia, pois não nos parece pertinente, claro que poderíamos expor que usamos o kit de ADN promega ou bio science, mas na realidade o que é importante são os marcadores genéticos extraídos e esses estão visíveis no relatório.

O Centro Genética e Vida utiliza o kit de ADN promega powerplex 21

O instituto de medicina legal utiliza o Kit de ADN powerplex 16 HS System

A descrição da tecnologia é uma opção do laboratório, na realidade não acrescenta qualquer tipo de informação que já não esteja expressa no relatório, o número de marcadores e os marcadores genéticos utilizados.

Fiabilidade dos testes de ADN - Teste de Paternidade

A fiabilidade de um teste de Paternidade é directamente proporcional à experiência dos analistas, ao número de marcadores genéticos utilizados e à “exclusividade” da herança genética dos intervenientes em teste.

Relativamente à herança genética dos intervenientes em teste, não é possível controlar, pois a herança genética é aleatória e ocorre na altura da fecundação. Logo, é um fato que os laboratórios têm que abraçar existem pessoas com ADN mais comum e pessoas que tem um ADN mais “exclusivo”, único.

Quanto ao número de marcadores genéticos utilizados, este dado tem que ser escolhido em função da fiabilidade que cada laboratório pretenda dar a  cada exame. Um número menor diminui a fiabilidade do exame um número maior aumenta a fiabilidade do exame.

A experiência dos analistas também depende seriamente da escolha do laboratório, aqui temos de realçar a experiência dos analistas da CódigoADN e do Centro Genética e Vida, contudo devemos também reconhecer que não conhecemos a equipa actual de analistas do instituto de medicina legal. Podemos no entanto acrescentar que os nossos analistas são reconhecidos internacionalmente, têm vários artigos científicos de relevo publicados e trabalham directamente com a Interpol e FBI.

Como interpretar os resultados de um teste de paternidade?

Como reparou nos exames acima, as conclusões são feitas de muitas formas, mas existe um dado em comum a todos os exames, o valor de 99,99999%, este valor diz-lhe se o exame é positivo ou negativo.

O valor pode estar “perdido” no meio do texto das conclusões do seu exame, ou pode estar destacado como na CódigoADN. O importante é descobrir o descritivo de Probabilidade de Paternidade e verificar se existe um 99,99999% para um exame positivo ou um valor de 0 % para um exame de paternidade negativo.
.

  • Teste de Paternidade Positivo valor igual ou superior a 99,99% (O pai é o pai biológico da criança);
  • Teste de Paternidade Negativo valor de 0% ou inexistência de referência a valores de probabilidade (O pai não é o pai biológico da criança);

Conclusão

Os exames de ADN obedecem a normas, pelo que o seu formato não difere muito, a informação exposta é decidida por cada laboratório. É obrigatórios ter os perfis de ADN dos intervenientes no relatório. Lembre-se que deve escolher sempre um laboratório que use no mínimo 20 marcadores genéticos; A experiência dos analistas também é muito importante.

Veja aqui o nosso teste de paternidade, preços, rapidez e tudo o que deve saber sobre os testes de ADN. >>

Leave a reply