O que vai encontrar dentro de um Kit de Colheita de ADN?

resumo

Existe uma dúvida que está sempre presente, o  Kit de ADN está pronto para fazer o exame de ADN? Uma das perguntas mais frequentes dos nossos clientes após pesquisarem sobre os nossos serviços é: – Mas afinal o que vem no Kit de Colheita de ADN? É fácil ou difícil fazer a colheita de ADN? Este teste é um teste à saliva ou ao ADN? Veja tudo no nosso artigo de hoje.

Mas este teste é um exame à saliva ou ao ADN?

São várias as perguntas sobre o Kit de ADN, mas antes de mais, esclarecer que quando opta pela realização de um teste de paternidade/ adn num laboratório como o nosso o Kit de ADN já se encontra com todo o material que irá necessitar para efetuar a colheita de ADN, assim como as instruções, garantindo sempre 100% de fiabilidade no teste de ADN.

 

Antes de explanarmos o que encontrará dentro do kit de colheita de ADN, é importante salientar que por vezes, existe a confusão em achar que este exame é um teste à saliva, ora, para esclarecimento este exame é um exame de ADN. O laboratório pode obter/ tirar ADN de vários materiais biológicos como Saliva, Sangue, Cabelo, Urina, Unhas, Ossos etc…

Logo, e, apesar da colheita de ADN ser feita na saliva este não é um exame à saliva é um exame ao ADN, o laboratório não utiliza a saliva, utiliza o ADN, que de facto é obtido a partir das células da boca – saliva.

O que tem no interior de um Kit de colheita de ADN em casa?

Os itens para colheita de ADN vêm em um kit de ADN preparado para o consumidor final, portanto, «pessoas que não tem qualquer experiência na área da saúde», também dita os materiais usados no Kit a tecnologia/ robôs que o laboratório utiliza para a obtenção do ADN.

A maioria dos testes de paternidade realizados em casa, ou seja, colheita de ADN obtido a partir de células da bochecha é utilizado um Kit constituído por zaragatoas «tipo uns cotonetes compridos» bem como envelopes de papel denso para o armazenamento (são utilizados estes invólucros porque o ADN precisa de respirar).

Os testes de ADN mais populares são os ancestrais que extraem material genético da saliva. Assim o kit de ADN inclui um tubo especialmente projetado para manter a amostra e a sua integridade durante o tempo de transporte para o laboratório. Esta colheita ao contrário de um teste de paternidade não requer um esfreganço na bochecha, mas requer que a pessoa cuspa para dentro deste tubo.

Então o que pode encontrar no Kit de Colheita de ADN da CódigoADN?

Os kits de colheita de ADN utilizados pela CódigoADN estão preparados para a colheita em 3 pessoas – (1) criança + um (1) Alegado pai + a mãe (A participação da mãe está incluída no preço do exame de ADN e é recomendado que participe, mas não obrigatório):
.

  • 12 zaragatoas (quatro cotonetes por participante)
  • 3 invólucros para a amostra de ADN de cada um dos participantes após as amostras serem colhidas;
  • 1 guia de pagamento;
  • 1 Envelope próprio e pago para envio as suas amostras para o laboratório;
  • 1 conjunto de instruções e ficha de cliente.

As zaragatoas parecem cotonetes grandes e regulares que posso comprar numa loja. É de facto a mesma coisa?

As zaragatoas do teste de ADN são como cotonetes, mas com algumas modificações muito importantes. As pontas são feitas de um material especial de poliéster Ducron que é ideal para colheita de ADN e extração do ADN no laboratório. Este material efetivamente captura as células necessárias para o teste de paternidade consegue mantelas por um período de tempo maior.

Porque são utilizadas 4 zaragatoas por participante, não chega 1 zaragatoa?

Nem todos os laboratórios que fazem testes de paternidade exigem quatro zaragatoas por participante, mas a CódigoADN pede sempre. Isto ocorre porque o laboratório executa cada teste duas vezes por equipes independentes para garantir precisão total.

Os Kits de colheita de ADN de ancestralidade são muito diferentes de um de um teste de paternidade?

Existem muitas empresas no mercado, tanto online quanto nas lojas, que oferecem kits para testes de ADN feitos em casa, e cada um é um pouco diferente. Alguns usam zaragatoas para a colheita de ADN, mas outros usam saliva «cuspo» como fonte de ADN para a execução dos testes. A maioria dos kits que usam saliva ou um tubo para se cuspir são constituídos por:
.

  • 1 tubo de colheita de «cuspe»
  • 1 saco de amostras para colocar o tubo
  • 1 envelope de correio
  • 1 conjunto de instruções

.
Veja aqui mais sobre os nossos testes de  ancestralidade >>

Porque esta diferença? O ADN é igual quer seja por «cuspe» quer seja um esfreganço na boca?

Esta diferença explica-se sobretudo pelas pessoas a que é dirigido o exame e a tecnologia que se encontra em laboratório. Como os nossos laboratórios executa muitos testes de paternidade não é praticável por exemplo ter tubos de colheita de cuspe, porque como iriamos colher o ADN a um bebé de 3 semanas? Não podemos dizer para ele cuspir para um tubo. Além de que a quantidade de bactérias existentes num tubo com cuspe é muito superior a um esfreganço bucal.

Para garantirmos 100% de fiabilidade a colheita tem que ser adaptada ao publico alvo, assim como à robótica existente no laboratório.

Conclusão

Sempre que efetua uma colheita de ADN em casa, o importante é saber que o seu parceiro/ laboratório garanta 100% de fiabilidade ao seu exame. A sua responsabilidade é colher o ADN cuidadosamente seguindo todas as instruções e a responsabilidade do laboratório é seguir todos os protocolos validando positivamente e negativamente todos os passos do processo de forma a garantir 100% de certeza no seu exame. Desde que ambas as partes cumpram a sua responsabilidade terá respostas conclusivas quando às suas dúvidas.

Veja aqui mais sobre os testes de ADN paternidade informativo>>

Leave a reply