Posso fazer um teste de paternidade sem o pai?

resumo

Pretende realizar um teste de paternidade durante a gravidez mas não sabe qual escolher? Na realidade qual a diferença entre um teste de paternidade pré-natal não invasivo para um invasivo? existem riscos para o bebé? saiba mais no nosso artigo.

Existem várias razões pelas quais um possível pai pode não poder/ querer participar no teste de ADN:

  • Simplesmente recusa-se a participar no teste sem motivo aparente;
  • Pode estar indisponível por exemplo imigrado e não ter oportunidade de se deslocar a Portugal.
  • Pode já ter falecido;
  • Ou, outras situações.

Ouvimos muitas histórias com estes motivos, em que a mãe liga com a nossa equipa de especialistas, sem alternativas de outros laboratórios a pedir ajuda!

Então, é possível fazer um teste de paternidade de ADN sem o pai?

Sim! Existem outros tipos de testes de ADN que podem responder a uma questão de paternidade que pode fornecer resultados conclusivos. É importante saber que estes exames exigem a extração de mais que um ADN e a análise de por um perito neste tipo de vínculos biológicos. Os kits de paternidade para levantamento aos nossos balcões estão preparados apenas para (pai + criança), se pretende fazer um teste de adn complexo entre familiares (com o pai ausente) o melhor é entrar em contato diretamente com o laboratório para fazer o teste.

Um teste de paternidade de ADN sem o pai requer a participação de um ou mais de seus parentes biológicos imediatos (esta situação é obrigatória porque não existe uma base de dados a nível nacional, ou internacional):

Os familiares por ordem de importância para participação no teste são:

  1. Um ou ambos os pais do suposto pai (Avô ou Avó paternal).
  2. Filhos biológicos do suposto pai, neste caso irmãos ou meios-irmãos.
  3. Tios/ Tias Paternos(as)
  4. Primos em primeiro Grau.

Ao fazer este tipo de teste de reconstrução familiar, é importante que a mãe biológica da criança seja incluída no exame, pois o ADN da mãe, é uma peça importante para os resultados serem muito mais conclusivos. Aqui estão algumas opções disponíveis para teste.

Teste de ADN com avós paternos

A melhor opção é usar o ADN de um ou ambos os pais biológicos do pai (os avós da criança) para ajudar a determinar a paternidade. Testar apenas um dos pais é bom, mas testar ambos é ideal, já que a probabilidade de obter os resultados mais conclusivos aumenta quando mais ADN existe no exame. (veja aqui todas as informações)

Teste de ADN de tia-tio

Como um dos principais laboratórios de ADN que mantém os mais altos níveis de acreditação, a CódigoADN possui a mais ampla variedade de marcadores genéticos à sua disposição para ajudar a entender se existe ou não uma relação biológica entre uma criança a sua tia ou tio. Um teste de Tios é uma boa opção, já que a tia / tio compartilha 25% de seu ADN  com seu sobrinho / sobrinha. (veja aqui todas as informações)

Teste de ADN entre irmãos

Finalmente, o laboratório pode testar o ADN de um filho conhecido do possível pai para ver se os dois irmãos em potencial estão relacionados. Se a criança conhecida não compartilhar a mesma mãe da criança que está a ser testada, as duas mães devem contribuir com com o seu ADN para aumentar as probabilidades de obter resultados conclusivos. Um teste de ADN de irmão pode ser usado para estabelecer a paternidade, mas um teste de avós é mais provável de ser conclusivo.

Em suma,

Se optar por fazer um teste de ADN legal para qualquer uma das opções acima, os resultados serão admissíveis ao tribunal e poderão ser usados para casos de previdência social, herança e imigração. Determinar um relacionamento de paternidade através de uma das opções acima é como juntar as peças de um quebra-cabeça genético, os nossos especialistas são os melhores no ramo para obter os resultados mais conclusivos.

Sim, existem opções para fazer um teste de paternidade de ADN sem o pai, mas lembre-se de que ainda é melhor incluí-lo nos testes, se possível. As probabilidades de obter resultados conclusivos quando o possível pai participa são de 100%, e um teste de paternidade direto é mais barato.

LEMBRETE: Um kit de teste de paternidade levantado aos nossos balcões não foi projetado para testes de reconstrução familiar. Se precisar fazer um teste de paternidade de ADN sem o pai, entre em contato connosco. Um dos nossos especialistas pode ajudar a determinar qual será a melhor opção para responder à suas perguntas de paternidade.

Veja aqui mais sobre os testes de ADN entre familiares>>

Leave a reply