
Posso fazer um teste de paternidade durante a gravidez em casa?
resumo
Com cada vez mais informação e disponibilidade de kits de testes de paternidade, milhares de pais estão a ter opções para a realização de exames e obter resultados confiáveis para umas das perguntas mais importantes que podem surgir quando se tem filhos: “Quem é o pai do bebé?” Contudo, tenha em mente que os kits de recolha de ADN que se envia para efetuar a colheita de ADN em casa, estão dimensionados, «projetados» para a recolha após o nascimento da criança. Então e se precisar de fazer um teste de paternidade durante a gravidez? São várias as razões e vantagens que pode sentir ao executar um teste de paternidade durante a gravidez.
Abaixo apresentamos algumas razões/ vantagens para a execução do exame de paternidade:
- Eliminar a ansiedade durante a gravidez. Por vezes o «stress», ansiedade causada na mãe e tão intensa que a mãe chora continuamente, o problema persiste enquanto não tiver respostas, e 9 meses sem ter a certeza quanto ao seu futuro poderá ser demasiado desgastante para a mãe ou até para o próprio bebé!
- Ter a certeza de quem é o pai biológico pode atribuir responsabilidades desde um momento muito cedo na sua gravidez, isto poderá ajudala durante a gravidez e nos primeiros dias após o nascimento.
- Começar a pensar em acordos legais, incluindo pensão alimentícia e custódia.
Posso fazer um teste de paternidade durante a gravidez em casa?
Sim e não. Sim pode fazer em casa se solicitar um domicílio, mas não pode simplesmente solicitar um kit para fazer a colheita. Só tem duas formas de executar este exame.
- Diretamente nos nossos pontos de colheita de ADN, com os nossos enfermeiros
- Em sua casa, com os nossos enfermeiros (acresce o custo da deslocação do enfermeiro)
Um teste de paternidade durante a gravidez não invasivo é a maneira mais segura de fazer um teste de paternidade pré-natal. Este exame de ADN requer apenas uma amostra de sangue da mãe e um simples esfreganço de células da boca do pai, este pode ser realizado a partir das oito (8) semanas da gravidez.
Já foi discutido em vários posts anteriores, que antes do ano de 2008 os únicos testes disponíveis eram os exames como a amniocentese e o CVS, que são testes invasivos que têm riscos para a mãe e para o bebé e podem até causar aborto espontâneo. Por causa dos possíveis perigos, a maioria dos médicos/ laboratórios não fazem estes exames apenas para determinar a paternidade. Felizmente, os avanços na tecnologia do ADN trouxeram testes de paternidade pré-natal não invasivos que são totalmente seguros e dálhe as respostas mais cedo do que nunca.
Como funciona: Realização de um teste de paternidade durante a gravidez.
Nos nossos pontos de colheita de ADN, é colhido o sangue da mãe (no braço) colhido o ADN do Pai através de uma zaragatoa bucal.
Em laboratório é analisado o ADN flutuante em livre circulação na corrente sanguínea da mãe; Estas células são isoladas da mãe e um perfil de ADN do bebé é obtido.
O perfil de ADN do bebé é comparado com o do pai e da mãe e a probabilidade de paternidade estabelecida.
Veja aqui toda a informação sobre o teste de paternidade pré-natal>
Fatos rápidos sobre testes de paternidade pré-natal não invasivos
A mãe deve ter 8 semanas (ou mais) de gravidez
Um teste de paternidade durante a gravidez não é uma opção para uma mulher grávida de gémeos trigémeos. Atualmente a tecnologia ainda não permite o isolamento de vários perfis de ADN de bebés
O custo de um teste de paternidade pré-natal não invasivo de alta qualidade e confiável é de aproximadamente 1.600.
Os resultados são geralmente concluídos em 7 dias úteis e podem ser usados em tribunal se forem executados com validade jurídica.