Sangue ou Saliva na recolha de ADN?

resumo

Existem vários tipos de colheitas para a extração de ADN. Este artigo aponta as vantagens e desvantagens do que precisa de saber sobre qual a amostra mais fiável para a execução do teste de adn. Será que a amostra de sangue é mesmo 100% fiável? E a amostra da saliva porque é que os laboratórios mais modernos apenas usam células da boca?

O teste de ADN realizado pela Saliva é tão fiável como o realizado pelo sangue?

Os dois métodos mais populares para a colheita de ADN em laboratórios são amostras de sangue e células epiteliais bucais (Saliva). Os resultados obtidos na extracção de ADN por células epiteliais bucais (Saliva) e amostras de sangue são exactamente as mesmas, mas existem diferenças subtis na forma como os dois processos funcionam. Ambos têm as suas vantagens e desvantagens. Nenhum dos dois é absolutamente melhor que o outro, por isso, em última análise depende sempre da capacidade laboratório para entregar um resultado com uma acuidade de 100%.

Mas vamos explorar como estes dois métodos funcionam:
.

  • No ponto 1, exploramos a colheita de adn a partir da boca;
  • No ponto 2, exploramos a colheita de adn a partir do sangue.

1 - O teste de ADN em que a colheita é células da boca - Saliva

1.1 - Colheita de ADN na boca - procedimento seco (usado pelos laboratórios da CódigoADN)

Este procedimento exige a inserção de zaragatoas “cotonetes” que com o esfreganço indolor libertam o tecido das bochechas. Com este procedimento a amostra de ADN poderá conter também as bactérias dos seus dentes.

1.2 - Colheita de ADN na boca - procedimento molhado (não utilizamos este método)

Este procedimento geralmente envolve a agitação de um líquido na boca e em seguida este é cuspido para um dispositivo de transporte. Durante este processo, as bactérias também pode ser libertadas na sua amostra.

1.3 - Vantagens da colheita de ADN da boca - Saliva

.

  • Nenhuma agulha é usada;
  • É um procedimento rápido, não-invasivo, sem dor envolvida;
  • O ADN colhido é muito puro quando armazenado adequadamente
  • Cientistas preferem o processo de extracção por zaragatoas pois é mais fácil do ponto de vista do teste de adn
  • Os pacientes geralmente estão mais relaxados no processo da colheita de ADN
  • Qualquer pessoa consegue fazer este tipo de recolha de ADN

1.4 - Desvantagens da colheita de ADN da boca - Saliva

.

  • As bactérias podem atacar as células que contêm o ADN, se não secos e armazenados (neste caso o laboratório pede sempre uma segunda amostra, sem qualquer custo extra para si);
  • Uma vez que as células não são visíveis, não há maneira de verificar visualmente o ADN que está presente (A CódigoADN utiliza sempre a recolha em 4 zaragatoas para diminuir a probabilidade de não haver ADN suficiente para a realização do seu teste).

2 - O teste de ADN em que a colheita é Sangue (Realizamos este procedimento mediante marcação)

O ADN colhido de uma amostra de sangue é exactamente o mesmo que o ADN colhido da sua boca. Assim, quando este é analisado, o ADN vai ser tão preciso quanto a amostra colhida na boca. O processo de colheita de sangue funciona da mesma forma, sendo que neste teste é necessária a utilização de agulhas para extracção do sangue.

2.1 - Vantagens da colheita de ADN pelo Sangue

.

  • Sangue limpo em tubos apropriados minimiza a contaminação
  • Procedimento rápido
  • As amostras de sangue são visíveis
  • No entanto, em alguns casos raros, quando a pessoa teve uma transfusão de sangue, transplante de medula óssea ou órgãos, a amostra pode mostrar dois perfis de ADN. É evidente, porém, que estes são casos únicos.

2.2 - Desvantagens da colheita de ADN pelo Sangue

.

  • A Agulhas – os pacientes vão sentir algum grau de dor
  • As amostras de sangue são rápidos de se recolher, embora não tão rápidas como amostras pelas células epilitais bucais
  • Confiabilidade (Acuidade) do teste de ADN

conclusão

Os testes de adn realizados através de zaragatoas são altamente confiáveis ​​por causa da fonte de seu ADN. Já existem estudos que as células epiteliais bucais são a única fonte pura de ADN. E, de fato, um estudo realizado por Thiede e outros em Transplante de Medula Óssea mostra que até 74% de ADN vem de células brancas do sangue. Também demonstra que não importa qual método para a recolha de ADN é usado, pois, uma amostra de ADN a partir de sua boca é tão ou mais preciso quanto uma amostra de sangue, quando processados ​​por um laboratório de testes de ADN certificado.

qual a amostra mais segura e confiável?

Ambos os testes têm suas vantagens e desvantagens. O importante é que tenha resultados altamente confiáveis (100% fiáveis). Do ponto de vista prático, os laboratórios mais modernos usam todos células da boca, o principal motivo  é porque esta colheita de ADN garante 100% de fiabilidade ao exame de ADN. (os laboratórios da CódigoADN, podem fazer a colheita de sangue se o cliente pedir, a colheita é feita nas nossas instalações)

Precisa de fazer um teste de paternidade, clique aqui para saber mais informações >>

Leave a reply