Conheça o seu bebé a nível molecular.

Deixe de adivinhar e ouça o que os genes do seu filho(a) têm para lhe dizer. Os genes são o caminho seguro para respostas adequadas à alimentação do seu bebé.

bebe teste de adn alimentar

Dê atenção à alimentação em 3 categorias

A criança, durante o período de desmame, pode apresentar sintomas específicos após a ingestão de alguns alimentos. Este teste revela a predisposição genética para as intolerâncias e sensibilidades mais comuns encontradas na idade pediátrica e é uma boa base para uma nutrição personalizada.

Atenção: Antes de avançar, deve falar com o médico pediatra, os resultados devem ser entregues ao pediatra do seu filho(a).

1 – Intolerância à lactose

Todas as crianças até cerca dos dois anos de idade, normalmente, produzem lactase para digerir o leite materno. Então, após o início do desmame, em pessoas intolerantes, a enzima deixa de ser produzida, ou é produzida em quantidades cada vez mais limitadas até a idade adulta.

Existem diferentes graus de intolerância à lactose. De uma forma geral, e até duas horas após a ingestão do leite ou derivados pode sentir-se inchaço, cãibras, meteorismo, distúrbios intestinais e, por vezes, erupção cutânea.

A intolerância à lactose deve-se geralmente à falta de uma enzima, a lactase , produzida pelas células da primeira seção do intestino. Nestes casos, falamos de deficiência primária , e é hereditária , ou seja , transmitida de pais para filhos.

No entanto, pode haver casos como, doença de crohn, doença celíaca, inflamação e infeções do intestino, em que o dano ao intestino mata as células que produzem lactase e, neste caso, pode haver uma intolerância secundária (adquirida).

2 – Preparação para a doença celíaca

A doença celíaca é uma doença autoimune , induzida por uma reação imune ao nível do intestino, devido à proteína de glúten (Gliadina) contida no trigo, cevada e centeio.

A doença celíaca pode levar a sintomas debilitantes, como diarreia, esteatorreia, anemia « – com ou sem terapia com ferro por via oral», aparecimento de doenças autoimunes, como diabetes dependente de insulina ou tireoidite de Hashimoto, etc. ou pode levar a sintomas difíceis de rastrear até ser encontrada a verdadeira causa a própria doença celíaca.

É importante sublinhar que o teste tem um valor preditivo no sentido negativo , ou seja, a não resposta das variantes de interesse exclui quase totalmente a possibilidade de desenvolver doença celíaca ao longo do tempo.

Em recém-nascidos, é útil identificar os geneticamente predispostos para a alimentação seja a correta. Faz todo o sentido haver um foco nos grupos de risco, e não se dar o conselho de não ingestão de glúten de forma generalizada. Ao fazer este teste há uma vantagem clara de prevenção.

3- Intolerância à frutose

A intolerância à frutose sintetiza uma enzima essencial para o uso da frutose como energia no fígado. O único tratamento da doença é seguir uma dieta estritamente livre desse açúcar, a fim de minimizar a sua presença no organismo.

A incidência de Intolerância à frutose hereditária na população é estimada entre uma em 20.000 a uma em 30.000 por ano « [1/20000 a 1/30000] / Ano » em todo o mundo. Após a ingestão de frutose, podem ocorrer sintomas como inchaço, náusea, vómito, diarreia, dor abdominal e hipoglicemia.

Geralmente ocorre na infância quando a criança come frutas ou doces, e também pode mostrar sinais de um menor crescimento. O consumo constante de frutose leva a danos no fígado e nos rins: icterícia, hepatomegalia ou até pode desenvolver cirrose, levando a sintomas muito mais graves e às vezes fatais.

…vantagens

  • Deixe de adivinhar e sinta-se confiante na alimentação do seu filho(a);
  • Despiste possíveis intolerâncias na alimentação que irá introduzir após o desmame;
  • Descubra se as cólicas estão relacionadas com a alimentação do seu bebé;
  • Indolor para o bebé, apenas é necessário um esfreganço na boca;
  • A colheita de ADN pode ser realizada em casa.

perguntas frequentes

O que incluí o teste de ADN alimentar ao bebé?

O teste de adn alimentar bebé, incluí a análise às predisposições genéticas:

  • Intolerância à lactose;
  • Doença celíaca (valor preditivo de forma inversa);
  • Intolerância à frutose;

Quando pode ser realizado?

O teste pode ser realizado a partir do segundo dia de vida da criança, apenas com um esfreganço na cavidade bucal.

Quanto tempo demoram os resultados?

Os resultados demoram 3 semanas a estarem concluídos. Serão enviados por email.

Como posso fazer o exame?

Contacte o seu médico para mais informações.

Qual o preço do exame de ADN alimentar bebé?

O preço é de 250€. Valor final já com a inclusão das categorias (Lactose, Frutose, Celíaca).

Existem consultas de acompanhamento?

Não. Nos não providenciamos consultas de acompnhamento. Antes de avançar com o exame deve falar com o pediatra.

… o pediatra/ nutricionista

Nós incentivamos que antes de avançar com o exame fale com o pediatra do seu filho(a). Partilhe os resultados com o pediatra/ nutricionista. Os nossos testes fornecem informações personalizadas que permitem que se envolva e aprenda mais sobre a saúde do seu filho. Contudo, os nossos testes não pretendem diagnosticar doenças. Deve sempre procurar o conselho do seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com quaisquer dúvidas que tenha.