Podem os testes de ancestralidade dizer se sou Judeu?

resumo

Os testes de ADN de ancestralidade nunca foram tão populares e tão numerosos, todos os meses temos grupos e empresas a aparecer prometendo cada vez mais informação que a anterior, pronta para revelar todas as suas raízes, todas as informações dos seus ancestrais, contudo, quando os testes de ancestralidade se posicionam de forma a evidenciar etnias ou crenças será que são fiáveis? e as crenças refletem-se em termos de sequenciamento de ADN? veja todas as respostas a estas perguntas  neste artigo.

As minhas crenças estão reflectidas no meu ADN?

Tanto o Teste de ADN mitocondrial, aferição da ancestralidade Materna  ou o Teste de ADN ao Y-STR Paterno (ancestralidade paterna) mostram sua linha genética familiar, onde no mundo viviam seus ancestrais genéticos e se essas áreas eram comuns às populações judias.

A maioria das populações judaicas vivia em algumas áreas específicas do mundo. Se a sua linha genética vem de uma dessas áreas, isso indica que sua linha genética familiar pode ser judia. Além disso, ambos os testes vêm com acesso a bancos de dados comparativos judaicos que contêm registos para os vários ramos do judaísmo asquenazes, sefarditas, bem como para os Tatar e os asquenazistas.

No entanto, nada no seu ADN pode dizer se pertence ao sistema de crenças judaico ou qualquer outro. A razão é que um sistema de crenças não vem do seu ADN, uma crença é algo que uma pessoa escolhe acreditar que está fora de si e não em si.

Por exemplo, se uma criança nasceu de pais “judeus”, mas nunca lhe foi incutido as crenças dos “judeus” o seu código de ADN será o mesmo, independentemente se partilha ou não a crença dos judeus.

Levando este pensamento mais afundo, os judeus podem escolher acreditar em outro sistema de crenças ou até mesmo ser ateus. Em qualquer um dos casos o sistema de crenças não altera o código ADN. O ADN permanece sempre o mesmo.

O que o teste de ancestral judaico lhe vai dizer!

Há cerca de 170 mil anos, os perfis de ADN de cada humano eram muito semelhantes, algo que pode ser mostrado no perfil de ADN de qualquer indivíduo no mundo. À medida que a raça humana escolheu se separar mais, migrando pelo mundo num esforço para criar uma vida “melhor”, essa separação posterior criou mais diferenças / variações no código ADN de cada pessoa.

Um teste de ADN ancestral hoje pode mostrar onde seus ancestrais genéticos viveram, identificando quantos passos/etapas de separação existiram (quanto o código ADN mudou, sofreu uma alteração). Quanto mais separações, mais específicos os resultados dos testes de ADN podem ser, por exemplo, declarando que sua ascendência é norte de Portugal.

Quanto menos etapas de separação, maior a área de ancestralidade, como a Europa Ocidental. Cada combinação de etapas criou o seu próprio padrão de ADN. Indivíduos que escolheram acreditar na religião judaica originalmente permaneceram numa área do mundo, essa área tem seu próprio padrão de ADN.

Mas nem todas as pessoas que vivem nessa área escolheram ser judias. Portanto, um teste de ADN pode apresentar onde seus ancestrais genéticos viveram e se eles eram de uma área comum às populações judaicas, mas é impossível identificar que tipo de crença eles escolheram porque uma crença não vem do seu ADN, mas de algo em que a pessoa acredita e não é reflectido em termos biológicos.

Usando testes de ADN de última geração, os nosso laboratórios têm feito um esforço cientifico e tecnológico enorme, de forma a que os testes de ADN de ancestralidade sejam o mais precisos possível.

Em suma, que respostas vou obter de um teste de ADN ancestral judaico?

É importante lembrar que os resultados de um teste de ADN para ancestralidade não são admissíveis em tribunal. Além de que todos os teste de adn ancestrais, sem excepção, são todos por aproximação. Utilizam bases de dados com clusters disponibilizadas aos longos dos anos, para uma comparação do seu ADN. É impossível a partir destes exames saber em que crenças e religiões as pessoas pertenciam, mas como as comunidades eram muito unidas e tinham o mesmo sistema de crenças nas mesmas partes territoriais, a aproximação é bastante fidedignia.

Veja aqui mais sobre os testes de ADN de Ancestralidade Judaico>>

Leave a reply