Teste de Ancestralidade NPE, O que é?

resumo

Os testes de ADN de ancestralidade nunca foram tão populares e tão numerosos, todos os meses temos grupos e empresas a aparecer prometendo cada vez mais informação que a anterior, pronta para revelar todas as suas raízes, todas as informações dos seus ancestrais, mas por vezes por uma busca ao passado as pessoas acabam por chocar com o presente. Por vezes têm resultados com muito mais informação do que estavam à espera e por vezes resultados preocupantes. Na verdade um teste lúdico, pode, de um momento para o outro, alterar a vida familiar e o senso de segurança que cada um tem.

O que é DNA NPE?

Mais frequente em inglês, pela internet o termo «DNA NPE» vai aparecendo, que em português significa Evento Não Parental ou, mais popular agora, «Não Parental Esperado». Um “NPE” é uma pessoa que descobre, por meio de testes de ADN de ancestralidade, que seu pai não é o seu pai biológico.
Existem muitas ONGs reconhecidas hoje em dia, pelo menos uma organização sem fins lucrativos surgiu para ajudar a fornecer apoio e um lugar para conversar, aos mais recentes NPE. Algumas pessoas descobrem que têm um pai biológico diferente do que pensavam, enquanto algumas até descobrem que têm uma mãe biológica diferente.

Razões para que aconteça um exame NPE

As razões para a ocorrência de DNA NPE são muitas, mas algumas das mais comuns incluem:

  • Caso extraconjugal
  • Adoção anteriormente desconhecida por um padrasto
  • Doador de banco de esperma
  • Violação
  • Criado por avós que disseram à criança que eram seus pais

Existem também algumas razões menos comuns, incluindo cenários de bebés trocados à nascença. Décadas atrás, os segredos das relações familiares eram muito mais fáceis de manter e muitas pessoas conseguiam que nunca viessem a ser descobertos. Mas agora que o teste de ADN é tão acessível, esses segredos de longa data estão a aparecer e em números cada vez maiores.

Quantas vezes ocorre uma má atribuição de paternidade?

De acordo com um estudo realizado pelo pesquisador belga Maarten Larmuseau, a paternidade atribuída incorretamente ocorre a uma taxa de 1 ou 2% para casais casados. De acordo com o Censos nos EUA, entre os casais não casados, 41% das crianças nascidas nos EUA hoje nascem fora do casamento e a identidade do pai pode ser desconhecida ou trocada. Quando as pessoas descobrem por meio de testes de ancestralidade que não são quem pensavam que eram, “pode ter um impacto emocional que se assemelha a stress pós-traumático, depressão ou ansiedade”, diz Sarah Lowe, professora de psicologia, à Tonic.

 

Então, como o DNA NPE funciona?

Como o assunto “Não é esperado pelos pais” costuma ser sensível nas famílias, pode ser mais fácil falar sobre este assunto numa primeira fase e mais abertamente num ambiente relativamente anónimo, como utilizando as redes sociais. Grupos do Facebook oferecem fóruns gratuitos concentrados em casos em que ocorreu o DNA NPE, pode encontrar outros em situações semelhantes que podem oferecer conselhos e apoio. Embora estes grupos iniciais tenham sido criados para apoiar crianças, agora há pelo menos um grupo do Facebook dedicado a apoiar homens que descobrem que seus filhos não são os seus descendentes biológicos. Se estiver interessado em encontrar estes grupos privados, basta digitar “DNA NPE” (grupos na língua inglesa) na barra de pesquisa do Facebook.

Em suma, Como um teste de paternidade pode ajudar?

É importante lembrar que os resultados de um teste de ADN para ancestralidade não são admissíveis em tribunal, nem esses testes analisam diretamente dois indivíduos – os métodos de teste de ancestralidade não são credenciados ou validados para fazer testes de vínculos biológicos. Se é um DNA NPE que quer confirmar um relacionamento biológico, seja com seu pai registado ou com um pai diferente, então um teste de paternidade legal de um laboratório acreditado como o da CódigoADN é a única maneira de obter as respostas certas.

Veja aqui mais sobre os testes de ADN de Ancestralidade>>

Leave a reply