Teste de paternidade em casa e outros testes

O uso de testes de ADN é ilimitado em aplicações modernas. Desde encontrar os seus parentes há muito perdidos até determinar a paternidade dos seus filhos.

Para a realização destes exames pode optar por fazer as colheitas de ADN:

O teste de paternidade em casa é dos poucos testes em que é possível fazer a colheita em casa, sem comprometer a fiabilidade do exame.

Logo, pode estar seguro em realizar a colheita de ADN na sua própria casa.

O processo é simples. Após o pedido, normalmente online, faz o teste em casa e envia as amostras para o laboratório para análise.

Na maioria das vezes, os resultados são enviados por e-mail ou seguem via CTT.

Este artigo, explica como passar pelo processo de encontrar um kit para a realização do teste de ADN em casa. O que deve ter em atenção antes de escolher a empresa e alguns exmplos de resultados que não podem ser admissíveis.

Como funciona um teste de ADN?

Cada ser humano é único na sua composição genética; portanto, quase nenhum ser humano tem exatamente o mesmo ADN.

O ADN de um indivíduo é composto pelos genes transferidos por cada um dos seus pais, o que explica porque os indivíduos têm as parecenças físicas e biológicas dos seus pais.

Por exemplo, a análise de restrição de ADN, também chamada de impressão digital de ADN, usa enzimas de restrição de proteínas específicas.

A enzima corta o ADN numa combinação única de A, G, T e C. Então o ADN é cortado em locais diferentes, cada um com a sua sequência.

O padrão dos fragmentos de ADN é então comparado o do suposto pai.

Se o ADN da criança corresponder com o ADN do pai, então a criança é relacionada biologicamente, logo, o pai é o pai biológico da criança. Se eles não estiverem relacionados, o padrão de correspondência é diferente.

Para se entender melhor o funcionamento do teste, abaixo está um exemplo de relatório de um teste de paternidade com os perfis de ADN. Os relatórios dos testes de paternidade de ADN mostram os tamanhos dos alelos, números (na primeira coluna) indicando cada um dos 24 pares de cromossomas envolvidos no processo do teste genético.

Existe, em cada perfil de ADN, duas colunas, indicando os dois alelos encontrados em cada sistema, um dos números pertencente ao pai e um dos números pertence à mãe, sem qualquer ordem em específico.

Dados genéticos de um teste de paternidade em casa

Por exemplo, olhando para a tabela de marcadores genéticos, pode fazer a escolha do sistema TPOX ou outro.

Se a criança tem um alelo com os números TPOX (8,10) e a mãe tem os alelos TPOX(13.1 e 10), logo o filho(a) herdou o TPOX(10) da mãe. Então o valor que sobra o TPOX(8) foi herdado do pai biológico da criança.

Abaixo dos perfis genéticos, encontrará  a conclusão, referindo-se especificamente à “probabilidade de paternidade”.

A probabilidade de paternidade será cerca de 99,999% de correlação com o pai biológico, quando o exame é positivo. Já para um exame negativo, a probabilidade é de 0% ou não aparecerá valor.

Claro que, os testes de paternidade em casa ou realizados nas clínicas, têm uma maior fiabilidade quanto maior o número de marcadores genéticos.

Abaixo extraímos uma conclusão standard de um relatório de paternidade para que possa seguir o artigo com um caso real.

conclusões teste de paternidade em casa

A conclusão do relatório realizado na Código ADN terá o formato da imagem acima.

Se a conclusão acima for de um exame positivo entre o Alegado Pai – João Exemplo e a suposta filha Maria Exemplo, podemos encontrar algo escrito como:

 

Conclusões – Teste de paternidade positivo (existe relação biológica entre as pessoas em teste).

Os pontos de interrogação que é basicamente o que se altera no exame teriam as seguintes alterações:

  • ? – não
  • ?? – ser
  • ??? – > 99,999%

«Baseado nos resultados obtidos do estudo dos polimorfismos de ADN nuclear efetuado, o alegado pai JOÃO EXEMPLO (?) não está excluído como pai biológico de MARIA EXEMPLO. A análise estatística da probabilidade de JOÃO EXEMPLO (??) ser o pai biológico de MARIA EXEMPLO é de (???) > 99,999%»

Conclusões – Teste de paternidade negativo (não existe relação biológica entre as pessoas em teste).

Os pontos de interrogação que é basicamente o que se altera no exame sofriam a seguinte alteração:

  • ? – Espaço em branco
  • ?? – ser
  • ??? – 0%

«Baseado nos resultados obtidos do estudo dos polimorfismos de ADN nuclear efetuado, o alegado pai JOÃO EXEMPLO (?)está excluído como pai biológico de MARIA EXEMPLO. A análise estatística da probabilidade de JOÃO EXEMPLO (??) ser o pai biológico de MARIA EXEMPLO é de (???) > 0%»

Quão precisos são os testes de ADN?

 

Com os avanços modernos, a precisão é muito alta, com muitos testes a apresentar 99,9% de precisão.

No entanto, a maioria dos testes de ADN utilizam até 21 marcadores genéticos, a partir dos nossos serviços são usados no mínimo 24 marcadores genéticos e podemos chegar 33 marcadores genéticos.

Com este número de marcadores genéticos os testes apresentam uma precisão superior a 99,9999%.

Claro que, quando o exame envolve uma relação familiar complexa, como casos de irmãos, poderemos chegar aos 68 marcadores genéticos através do mapeamento o cromossoma Y, Cromossoma X ou mtDNA.

Atualmente não existe forma mais confiável para verificar um relacionamento biológico, sem ser a partir de um teste de ADN.

Como funciona um kit de colheita de ADN?

 

Realizar a colheita para um teste de ADN em casa é um processo bastante fácil:

Encomende online: Existem vários testes para escolher; o que deve fazer é verificar todas as informações online, inclusive com entidades externas à empresa e fontes independentes antes de efetuar o pedido.

Algumas empresas como o caso da Código ADN tem uma linha de apoio ao cliente em que pode tirar todas as suas dúvidas.

Na realidade a nossa equipa deu um passo mais longe e, além de poder tirar todas as suas dúvidas online ou via telefone, podem inclusive solicitar o kit de colheita de ADN gratuito sem qualquer custo para si.

Nós fazemos isto, para que possa tomar uma decisão em consistência sem se sentir pressionado em avançar por já ter pago o exame. Este passo é muito importante pelo menos para quem solicita um teste de paternidade em casa.

 

Receba o kit: o kit será enviado para o endereço que nos facultar seja de sua casa, emprego ou outro.

Os envios sem exceção são realizados em envelopes de papel kraft sem qualquer referência à Código ADN ou ao seu conteúdo. É importante entender como funciona o kit de colheita de ADN antes de o solicitar.

 

Verifique o kit e leia as instruções: Abra o kit e verifique o seu conteúdo. Ao manusear todo conteúdo verifique se sente confortável em fazer a colheita ou se prefere deslocar-se a um ponto de colheita de ADN.

Leia atentamente as instruções para a colheita de ADN. Se surgirem súvidas ligue com o apoio ao cliente ou tire as suas dúvidas online.

Normalmente as empresas disponibilizam uma linha direta para onde pode ligar com duvidas relativamente ao kit de colheita de ADN que recebeu.

 

Faça a colheita das amostras de ADN: O tipo de amostra a ser colhida depende do tipo de kit e do tipo de teste que está a realizar.

Alguns testes podem exigir a colheita de ADN da boca (como um esfregaço na bochecha, também chamado de esfregaço bucal), enquanto outros podem exigir uma pequena amostra de sangue.

Seja qual for o método, deve estar indicado no kit ou consulte o site da empresa para mais informações. Certifique-se que segue todas as instruções e garanta que sua amostra está livre de contaminação.

 

Devolva/ envie as suas amostras para a empresa: Após o processo de colheita de amostras, preencha toda a informação solicitada e envie. Neste momento a sua parte está concluída, basta aguardar pelos resultados.

 

Resultado: Concluído o resultado receberá uma comunicação (geralmente via e-mail) da maioria das empresas ou laboratórios notificando-o quando os seus resultados de ADN estiverem prontos.

Na Código ADN também é emitido  o documento em papel e enviado para o cliente,  se este assim o solicitar.

Quanto tempo demora os resultados do teste de paternidade em casa?

 

O tempo que leva para obter os resultados do teste de ADN depende do tipo de teste que está a ser realizado. Os testes de paternidade têm os tempos mais curtos, variando entre 5 a 7 dias úteis; os testes de ancestralidade podem levar até 5/6 semanas.

Independentemente de optar por um teste de paternidade em casa ou realizado juntos dos profissionais de saúde, a política do laboratório é sempre a mesma.

FIFO (First in, First out), ou seja, o primeiro a entrar é o primeiro a sair, os testes de paternidade realizados nos pontos de colheita de ADN não têm prioridade sob os realizados em casa, o contrário também se aplica.

Teste de paternidade em Portugal

 

Teste de paternidade legal – Tribunal ou processo de legalização

Normalmente é o primeiro pensamento, se se fala em testes de paternidade ou ADN então tem qe envolver um processo conflituoso em tribunal.

Ou seja, se é para realizar um teste é para ajudar a resolver disputas de paternidade.

  1. Ajudar a esclarecer quem é o pai biológico da criança;
  2. Poder ser usado para resolver conflitos;
  3. Aferir e investigar filhos de pais incógnitos;
  4. Preenchimento de certidões de nascimento, porque o pai se recusa a efetuar o registo.

Mas nem sempre é este o caso, por vezes estes exames são realizados por mera burocracia.

Obter a nacionalidade para a sua família pode ser difícil, principalmente quando o país onde se encontra para obtenção de visto, não aceita os documentos emitidos pelo seu país de origem.

Nestes casos os serviços obrigam à execução de um teste de ADN legal.

Atente que, um teste de paternidade em casa não é aceite no sistema de imigração ou qualquer outro processo legal.

Para casos de tranquilidade, existe o teste de paternidade em casa, mas o objetivo é mesmo esse, assegurar a sua tranquilidade.

Outra possibilidade para ter que realizar um teste de paternidade legal, mas que não exista uma disputa poderá ser casos de herança. Claro que aqui precisará sempre de um advogado especialista em direito de família para que o possa orientar.

Existem muitas outras razões para a execução de testes de paternidade, casos de quimerismo, saúde etc… nem sempre os testes de paternidade legais são executados por haver dúvidas quanto à filiação.

Impressão de ADN onde mãe, criança e três supostos pais foram testados. Wikipedia. CC-Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

Também é possível realizar um teste de ADN durante a gravidez, contudo não pode a colheita de ADN ser realizada em casa, mas terá que ser realizada  junto de um profissional de saúde.

Este artigo não visa abordar o teste de paternidade na gravidez, pelo que, se tiver mais interesse pode consultar toda a informação sobre este teste no link abaixo:

Teste de ancestralidade

Os testes de ancestralidade ajudam a entender a origem e de onde viemos. Já pensou se tem ligações com outra parte do mundo? O teste de ancestralidade ajuda a aprender mais sobre sua árvore genealógica. Uma vasta compreensão ajuda-nos a saber que estamos todos interligados de uma forma ou de outra.

 

Teste de suscetibilidade a doenças

Entre várias coisas que um filho provavelmente herdará dos pais está a suscetibilidade a doenças. Se um ou ambos os pais são propensos a uma doença específica, há chances de que essa suscetibilidade seja transmitida para seus filhos se ela tiver uma raiz genética. Ao realizar um teste para verificar a suscetibilidade a uma doença específica, um indivíduo pode iniciar um tratamento preventivo o mais rápido possível.

 

Predisposição para preferências nutricionais

Nem todos os alimentos são adequados para todos. Alguns indivíduos são sensíveis a certos alimentos, enquanto outros precisam de mais de um nutriente do que de outro. Ao analisar seu ADN para verificar as suas necessidades nutricionais naturais, será mais fácil para si saber quais nutrientes que o seu corpo mais precisa.

Fatores que deve considerar antes de escolher uma empresa de ADN

 

Devido ao rápido crescimento dos testes de ADN é fácil por vezes ver oportunidades onde na realidade elas não existem. Os testes de ADN podem parecer tentadores, mas a qualidade do resultado também é importante, principalmente quando em discussão está um teste de paternidade.

Depois de decidir solicitar um teste de paternidade de ADN ou outro teste genético é essencial pesquisar as empresas mais confiáveis antes de decidir. Alguns fatores que deve considerar incluem:

 

Envios e distância da empresa

Uma pergunta importante que precisa responder antes de selecionar qualquer empresa de ADN é a localização. A empresa está localizada perto de Si? Estão disponíveis para enviar o kit de colheita de ADN para sua localização? Na Código ADN enviamos o kit de colheita de ADN para todo o território nacional – Portugal e Ilhas e Europa gratuitamente.

 

Custos de envio e retorno das amostras

Quanto custa enviar o kit da empresa para a sua morada? A maioria das empresas oferece o envio pelo menos de retorno das amostras. Contudo, se escolher uma empresa fora de Portugal pode ser muito difícil devolver as amostras biológicas para o laboratório em tempo de covid-19.

 

A política de privacidade da empresa

Não quer correr o risco de divulgar as suas informações pessoais para uma empresa que venda a sua informação a governos, farmacêuticas e estudos ao consumidor.

Assim, um fator essencial para se considerar antes de escolher qualquer empresa é ler com muita atenção a política de privacidade. Empresas que fazem bases de dados, a qualquer momento podem ser vitimas de um ataque informático e as suas informações ficarem disponíveis “no mercado negro”.

 

Testes de ADN disponíveis

Muitas empresas oferecem produtos diferentes para necessidades específicas. Verifique o catálogo de produtos e as especificidades técnicas com o intuito de verificar se os resultados correspondem ao exame que solicita.

 

Constituição de bases de dados

Relativamente a este tema existem imensos fatores para não fazer testes em empresas que constroem bases de dados.

Contudo, também é necessário ter presente que sem estas bases de dados não poderá ter os resultados que precisa, pois, é a partir destas bases de dados que as empresas conseguem aferir a sua genealogia, padrões de migração e até mesmo a sua propensão relativamente à população em geral de ter mais ou menos probabilidade de vir a desenvolver uma doença em específico.

 

A ciência e tecnologia aplicada ao teste de ADN

Qual é o princípio por trás de como os testes de ADN são realizados? Deve reservar algum tempo para estudar a ciência por trás do teste de ADN para ver se são rigorosos e apoiados por evidências empíricas.

Os resultados que vai obter

É muito importante entender a tencologia/ ciencia que cada empresa utiliza. Por vezes no apoio ao cliente da Código ADN chegam várias dúvidas e pedidos de explicação sobre exames que foram realizados noutros laboratórios.

O número de marcadores genéticos ou SNP’s são muito importantes quando se realiza um teste de paternidade ou  outro.

Recentemente recebemos um resultado de uma pessoa que se questionava se podia confiar no laboratório que executou o exame.

Por motivos de confidencialidade, legislação e RGPD o nome do laboratório está oculto e só reproduzimos algumas partes parciais dos relatórios.

Este exame não é um teste de paternidade em casa, foi realizado presencialmente nas instalações da empresa.

Não iremos abordar o que se passou neste caso, mas pode o leitor concluir que apenas utilizaram quatro marcadores genéticos.

E ainda mais grave concluem erroneamente a exclusão do pai, pois pelos marcadores genéticos o pai seria incluido.

Similarmente, também não seria possível incluir o pai, visto que um teste com quatro marcadores genéticos não é possível concluir nada quanto à paternidade.

Mas este não é caso único….

Vamos mostrar mais um exemplo, de alguns exames que nos são enviados pelos nossos clientes.

Por questões de confidencialidade RGPD e outras, temos que ocultar certas partes do relatório assim como o laboratório que o executou.

O relatório seguinte chegou por parte de um cliente que executou uma contra-prova connosco.

O exame de paternidade executado por nós chegou á conclusão que o pai estava excluído, mas o cliente apresentou-nos um exame executado por outro laboratório que o incluia como pai biológico da criança, abaixo apresentamos algumas partes desse relatório.

tabela de alelos com 16 marcadores genéticos – perfil de adn

Conclusões do relatório após análise da relatório acima

Assinalamos vários erros no relatório, contudo não nos iremos alongar na explicação dos mesmos.

Nos próximos artigos iremos analisar com mais rigor estes resultados mas não neste artigo.

Servem os exemplos anteriores para o leitor perceber que é muito importante escolher a empresa que escolhe para a execução do exame, seja um teste de paternidade em casa ou acompanhado com um profissional de saúde.

Porquê a Código ADN?

Ao contrário da maioria dos testes de ADN que usam menos de 24 marcadores genéticos, o exame da Código ADN tem no mínimo 24 marcadores, podendo ainda chegar aos 33 marcadores genéticos garantindo assim exames muito mais precisos.

Quando se trata de exames complexos, o relatório pode chegar até aos 68 marcadores genéticos, com o mapeamento do cromossoma Y ou X, contudo o nosso preço é sempre o mesmo, não alteramos o preço por descodificarmos mais ADN.

Ao escolher a Código ADN, nós enviamos os resultados com relatório autenticado para o seu email ou via CTT. Os nossos perfis genéticos podem inclusive ser utilizados em outros casos de paternidade, mesmo que internacionalmente ou mesmo por outros laboratórios.

Leave a reply