Os testes ancestrais por grupo populacional, ou teste ancestral origens, são testes para determinar a ascendência bio-geográfica dos ancestrais. Se está curioso e interessado em pesquisar sobre a sua história familiar, ou simplesmente pretende aprender mais sobre a sua história e herança genética, este teste pode fornecer uma compreensão mais clara de sua ascendência genética e fornecer uma plataforma para futuras pesquisas sobre seus antepassados mais prováveis.
O teste da ancestralidade Origens pelo ADN apresenta estimativas da sua ascendência biogeográfica . Os seus resultados são mostrados em dois formatos: numa tabela onde apresentamos as suas percentagens ancestrais dos quatro grupos fundadores (Europeu, Africana Subsaariana, Asiático de Leste e Américo Indígena) e num gráfico de barras onde mostramos os intervalos de confiança para as suas proporções percentuais. O conceito de intervalos de confiança é explicado na secção “Gráfico de Barras.”
Os resultados dos testes evidenciam estimativas ancestrais para as quatro populações fundadoras Europeus, Américo Indígenas, Africanos Subsaarianos e Asiáticos. Estes grupos populacionais são definidos da seguinte forma:
Como pode ver pelas breves descrições, os nomes das quatro populações fundadoras apresentadas nos resultados do teste de adn origens são usados num sentido simplista. É importante lembrar que estas “populações fundadoras” realmente referem-se a um grupo de pessoas com ascendência partilhada que ocupam certas áreas geopolíticas com “fronteiras físicas”.
Por exemplo, a população “Europeia” agrupa pessoas de ascendência “proto-européia”, que inclui não apenas as populações que residem no continente Europeu, mas também o Médio Oriente e a Ásia do Sul. Baseia-se em estudos evolutivos e antropológicos que mostram que o antepassado comum destes povos surgiu de seres humanos anatomicamente modernos que viajaram para fora de África há cerca de 50 mil anos para colonizar a área Crescente Fértil do Médio Oriente – que hoje abrange os países do Líbano, Israel , Síria, Palestina, Jordânia e Iraque, incluindo a terra entre os rios Tigre e Eufrates.
Aproximadamente há 40.000 anos esta população do Crescente Fértil ramificou-se pela Europa e misturou-se provavelmente com Sul Asiáticos, ao fundar populações na Ásia central (Cazaquistão moderno, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão). Há cerca de 10 mil anos atrás, os fazendeiros do Médio Oriente espalharam-se e misturaram-se com os Europeus (na altura) indígenas, e grande parte da mistura genética Europeia dos dias atuais é derivada desta população mais recente. Esta mesma população agrícola provavelmente também migrou na direção oposta, contribuindo para as populações indianas do sul da Ásia moderna. Em outros dados genealógicos genéticos, os haplogrupos de cromossomas Y e ADNmt (populações genéticas de marcadores partilhados no Y e ADNmt) são partilhados entre as populações acima mencionadas.
Ao fazer o teste de adn ancestral origens, receberá um livro explicativo personalizado a identificar os padrões de migração dos seus antepassados e o seu Haplogupo de ancendência.