Teste de Maternidade

O Teste de maternidade determina se uma Mulher é a mãe biológica de um indivíduo quando não existe documentação que o prove.

Limpar

Alguns dados rápidos sobre o teste de ADN maternidade

  • Intervenientes: Alegada Mãe e Suposto Filho(a);
  • Quando pode ser realizado: realizado a partir do segundo dia de vida;
  • Resultados: 5 a 7 dias úteis;
  • Como fazer: Em sua casa com um kit de colheita de ADN ou nas clínicas (sob marcação);
  • Tipo de colheita: zaragatoa bucal
  • Preço: consulte tabela de preços

Os testes de maternidade, normalmente pedidos na Código ADN tem como principal objectivo estabelecer um vinculo biológico entre determinada criança e a mãe, quando não existe documentação que o prove.

Normalmente estes casos, são predominantes em emigrantes que pretendem ter uma segunda nacionalidade para os seus filhos e não detém a documentação necessária dos seus países de origem para poder avançar com o processo em termos judiciais.

Normalmente, quando é que se faz um teste de ADN de Maternidade?

O teste de maternidade pode ser pedido sobre várias circunstâncias, salienta-se:

  1. Confirmação que um individuo adoptado se reuniu com a sua mãe biológica;
  2. Confirmação se o embrião desenvolvido em vitro, foi implantado na mãe ;
  3. Resolução de suspeitas de trocas de bebés na maternidade;
  4. Situações de heranças;
  5. entre outros… .

Dependendo do objectivo e fim para que seja utilizado o exame, o teste de maternidade pode ser feito com um profissional de saúde de forma a garantir uma custódia documental para que se possa utilizar os resultados obtidos em tribunal, ou poderá realizar o teste no conforto do seu lar, apenas para esclarecimento das suas dúvidas.

Como é conduzido um teste de maternidade no laboratório?

Após a colheita ser realizada a células epetiliais bucais, através de zaragatoas, estas amostras são submetidas a um processo, para extracção e comparação do ADN. Após a obtenção de 100% de adn por parte da mãe, este será, “sobreposto”, sob 100% do ADN recolhido no alegado filho(a). Por fim, para que o resultado seja positivo, é necessário a obtenção de 50% de correspondência dos alélos obtidos nos perfis de ADN das duas pessoas em teste.

Porque existe apenas correspondência de 50% do ADN?

herança genética no teste de paternidade

A criança ao nascer herda 50% do ADN da mãe e 50% do ADN do pai, para o laboratório ter uma resposta positiva, terá que provar que na comparação de dois perfis de ADN, 50% do ADN da criança corresponde ao da alegada mãe.

Como são apresentados os resultados de um teste de maternidade?

positivo: Se a probabilidade de maternidade for superior a 99,9% ou superior significa que a mãe não está excluída como mãe biológica da criança.

negativo: Se a probabilidade de maternidade for igual a 0% significa que a mãe está excluída como a mãe biológica da criança.

Qual o teste de maternidade que devo escolher? Teste de maternidade informativo ou com valor judicial?

O teste de maternidade, pode ser realizado de duas formas, com ou sem valor judicial. Se pretende apenas esclarecer uma dúvida associada a uma relação biológica o teste de maternidade informativo é a escolha acertada. Para a realização de um teste de maternidade com valor legal, informe-se primeiro com o seu advogado ou no apoio ao cliente da código ADN.

Informação adicional

Criança(s)

1, 2, 3, 4

Urgente

Não (Resultados em 5 a 7 dias úteis), Sim (Resultados em 3 dias úteis)