Teste de paternidade informativo (24 marcadores genéticos)

Alguns dados rápidos sobre o teste de paternidade

O teste de paternidade pós-natal é realizado entre duas pessoas – suposto pai e filho(a) – que questionam o seu vínculo biológico.

O exame é realizado nos laboratórios da CódigoADN, com certificação ISO17025 e obedecem ao sistema CODIS internacional.

Portanto, se precisa de confirmar se é o pai biológico de uma criança, a CódigoADN pode esclarecer as suas dúvidas, em apenas 5 dias úteis.

Acima de tudo, o teste de paternidade é a forma mais precisa e confiável para obter uma resposta sobre a relação biológica que questiona.

Como e onde pode fazer o teste de paternidade?

Pode optar por fazer o teste de paternidade:

  1. Diretamente nas nossas clínicas parceiras, ou
  2. Em casa, através de um kit próprio para a recolha de ADN

Abordaremos em seguida os dois pontos anteriores, a realização do teste de paternidade com profissionais de saúde ou diretamente a partir de um kit de colheita de ADN.

1. Marcação do teste de paternidade nos pontos de colheita de ADN da CódigoADN?

Se pretende agendar o seu teste de paternidade com os nossos profissionais de saúde  basta que nos contacte via telefone, através do apoio ao cliente. As marcações podem ser feitas com apenas 24H de antecedência.

Os pontos de colheita de ADN do Porto e Lisboa estão abertos durante o fim de semana. Veja aqui o horário alargado dos pontos de colheita de ADN.

2. Como funciona o Kit para recolha de ADN em casa?

O Kit para colheita de ADN pode ser pedido online, por telefone ou solicitado aos balcões do Porto ou Lisboa. (realizamos testes de paternidade em todo o território nacional).

Portanto, ambos os intervenientes (pai e alegado filho(a) ) terão que efetuar uma colheita de células da boca. Para mais informações sobre como fazer esta colheita consulte as instruções para a colheita de ADN.

Note-se que, o teste de paternidade realizado através das células da boca – saliva é tão ou mais fiável que um teste de paternidade realizado a partir do sangue. Veja mais em – Sangue ou Saliva na Colheita de ADN.

Esclarecimento: As células da Boca são tão ou mais fiáveis do que o sangue, clique para ver o porquê.

esclarecimento.

É errado afirmar que o sangue é mais fiável que as células da boca. Em algumas situações, excepcionais, podemos afirmar que o Sangue é uma amostra menos fiável que qualquer outra, por exemplo, no caso de um transplante de medula óssea ou uma transfusão de sangue.

A fiabilidade e segurança do teste de ADN advém do número de marcadores genéticos utilizados no exame. O exame de Paternidade da CódigoADN utiliza no mínimo 24 marcadores genéticos, uma fiabilidade muito superior aos ‘exames de sangue com 15/16 marcadores genéticos utilizados por outros laboratórios’.

Regressando à opção de execução do exame de ADN em sua casa, após efetuar a colheita de ADN, deve enviar, em alternativa, entregar pessoalmente as amostras.

Se optar pelo envio das amostras de ADN, deve utilizar o envelope próprio e pago que se encontra no interior do Kit de ADN , deve juntar às amostras a ficha de cliente e o consentimento informado.

Após a chegada das suas amostras de ADN ao laboratório, o exame de paternidade é iniciado e determinado o vínculo biológico entre as duas pessoas em teste.

Tenha em atenção que, a maior parte dos testes de paternidade utilizam cerca de 16 a 19 marcadores genéticos, os laboratórios da CódigoADN, utilizam 24 marcadores genéticos, garantindo desta forma uma fiabilidade muito superior. (mais sobre a fiabilidade e número de marcadores genéticos abaixo neste artigo);

Por fim, salientar que, cada teste de ADN é realizado duas vezes para garantir 100% de fiabilidade.

o kit de colheita de ADN da CódigoADN

Para se obter um perfil de ADN válido para execução do teste de ADN,
precisamos que nos envie as células da boca. Apenas um esfreganço contra a
bochecha. Este kit é tudo o que precisa para nos enviar as suas amostras.

kit e colheita de adn registo

ID único e confidencial
no pedido do Kit de ADN

kit e colheita de adn colheita

Zaragatoas para colheita na boca
e instruções fáceis de entender

kit e colheita de adn enviar

Envelope pago e contratual para
devolver as suas amostras

2.1 Que elementos tem o kit de ADN, e como pode fazer a colheita e ADN?

A colheita das amostras de ADN é fácil, simples, discreta e rápida, efetuada através das células epiteliais bucais (um esfreganço na boca contra a bochecha) – para isso basta que utilize o nosso Kit do teste de paternidade para recolha de ADN.

Por fim, realçar que, enviamos o Kit de ADN de forma discreta, sem qualquer referência à CódigoADN ou a testes de paternidade, em suma, de forma descaracterizada.

Dentro do Kit irá encontrar:

  • Zaragatoas de ducrón certificadas e esterilizadas, para colheita de ADN.
  • Invólucros para transporte de ADN;
  • Instruções para a colheita de ADN;
  • Envelope pago com a morada do laboratório, para devolver as amostras;
  • Várias formas de efetuar o pagamento (multibanco, cartão de crédito, depósito em conta, transferência bancária, vale postal);

O que o resultado do teste de paternidade lhe vai dizer?

Do teste de paternidade terá uma resposta definitiva: Se é o pai biológico da criança.

Os resultados irão provar se:

  1. O suposto pai está incluído, ou seja, é o pai biológico da criança; ou,
  2. O suposto pai é excluído, ou seja, não é o pai biológico da criança;

Note-se que, o resultado do exame de paternidade é obtido através da extração de marcadores genéticos, do alegado pai e do suposto filho(a). Os exames da CódigoADN têm mais marcadores genéticos que o IML, o que garante uma maior fiabilidade ao exame de ADN.

Após a extração em PCR, estes perfis de ADN são comparados entre si, de forma, a verificar se, existe uma correspondência positiva entre o perfil de ADN do alegado pai e da criança.

Pretende utilizar o exame no tribunal/ SEF?

O teste de paternidade tem de ser válido num organismo oficial? Embaixada, Tribunal, SEF ou outro? Opte pelo teste de paternidade jurídico com valor Internacional.

Como são apresentados os resultados do teste de paternidade?

Analisaremos agora, como são apresentados os resultados. Estes são emitidos em relatório devidamente autenticado, com o perfil de ADN dos intervenientes e uma conclusão.

Em outras palavras, se o pai for incluído como o pai biológico da criança em teste a probabilidade de paternidade será superior a 99,999%.

Por outro lado, se o pai não for o pai biológico da criança, então o pai será excluído com 100% de certeza. No relatório do teste de paternidade será escrito que o pai está excluído.

Contudo, entenda que, os resultados do exame podem ter vários formatos, mesmo dentro do laboratório. A título de curiosidade, pode ver um relatório internacional, na secção de recursos digitais para testes de adn.

Sumário: resultados do teste de paternidade:

  • Resultado de 99,999% ou superior – Resultado positivo, o alegado pai é o pai biológico da criança;
  • Resultado igual a 0% – Resultado negativo, o alegado pai não é o pai biológico da criança;

Encomende agora o seu teste de paternidade pelo valor de 250.00 € (IVA incluído) – este é um preço com tudo incluído e não há taxas escondidas. Ver kit teste de paternidade

Fiabilidade e marcadores genéticos no teste de paternidade

Similarmente a outros exames, existem diferenças no tipo de tecnologia utilizada e os profissionais que executam o exame.

Tenha em atenção que, os laboratórios da CódigoADN apenas fazem este tipo de exames, o que nos confere a mais elevada experiência neste campo.

Como vimos anteriormente, a colheita de ADN pode ser realizada nas clínicas ou em sua casa.

Contudo, em termos laboratoriais nada se altera, o exame é feito pelos mesmos geneticistas e pelos mesmos equipamentos.

Além de garantirmos a melhor tecnologia na área e os melhores profissionais, os laboratórios investem regularmente na pesquisa destes exames, sendo que, os exames de paternidade realizados connosco tem 24 marcadores genéticos.

Desta forma, é conferida uma fiabilidade até cinco vezes superior aos testes de ADN standard que existem no mercado, outros testes de paternidade que são realizados com 16 a 20 marcadores genéticos.

Nesta senda, ainda é possível, aos nossos clientes fazer o upgrade para o teste de paternidade premium (33 marcadores genéticos), até 500 vezes mais fiável que os testes de paternidade de 16 a 20 marcadores genéticos.

Portanto, quanto maior o número de marcadores genéticos utilizados, mais fiável é o teste de paternidade.

Vale também realçar que, os laboratórios da CódigoADN executam testes de paternidade com valor jurídico internacional.

Quantos marcadores genéticos?

Nos testes de ADN, quantos mais marcadores utilizados, mais seguro é o exame de paternidade porque envolve uma maior quantidade de ADN.

Desde logo, porque, quantos mais marcadores genéticos são utilizados, maior a força de correspondência dos perfis de ADN entre as duas pessoas em teste.

Para uma visão mais aprofundada do tipo de exame de paternidade a executar, preparamos uma comparação entre os testes de paternidade.

Impõe-se, por fim, realçar que, os testes de paternidade com 24 marcadores genéticos são entregues no sistema jurídico e aceites por estes organismos, portanto, se optar pela realização do teste de paternidade com 24 marcadores genéticos, está seguro(a) que irá receber um exame 100% fiável.

quantidade de marcadores geneticos

Pretende saber mais sobre outros testes de paternidade disponíveis? Marcadores genéticos? Validade Jurídica Internacional? consulte a nossa página comparação dos testes de paternidade

A ciência por trás de um teste de paternidade

Quando uma criança nasce herda 50% do ADN da sua mãe e 50% do ADN do seu pai.

A título de curiosidade, os 50% que herda do pai é uma mistura de todo o ADN do pai, por exemplo, se o pai tem 50 alelos, a criança herda aleatoriamente 25 alelos desses 50, por isso é que os irmãos são diferentes, porque cada um dos irmãos herdou um conjunto aleatório de 25 dos 50 alelos do pai.

Similarmente, a criança também herda 25 alelos aleatórios da mãe, fazendo assim os 50 alelos que a criança precisa para completar o seu genoma.

É importante também referir que, além da sequenciação em laboratório, também é executado todas as análises extras necessárias para garantir 100% de fiabilidade ao teste de paternidade.

Por sua vez, também analisamos todas a mutações que ocorrem no perfil de ADN, a fim de chegar a um resultado 100% fiável.

Como referido anteriormente, os testes de paternidade da CódigoADN analisam 24 marcadores genéticos.

Pode contudo, fazer um upgrade e analisar 33 marcadores genéticos, com o teste de paternidade premium.

Veja abaixo, a título de exemplo a herança genética da criança.

Analisaremos agora, de forma resumida, a passagem do ADN dos pais para a criança.

Como pode verificar na imagem acima, de forma muito simples o ADN do pai é constituído pela cor azul e o ADN da mãe pela cor vermelha.

Por essa razão, a criança só poderá herdar alelos vermelhos e alelos azuis.

Contudo, nunca poderá herdar mais azuis que vermelhos nem mais vermelhos que azuis, pois, como já referido, a criança deve herdar 50% do ADN da mãe e 50% do ADN do pai.

Em conclusão, apenas salientar que, a herança da posição das cores é completamente aleatória, ou seja, um irmão desta criança teria os mesmos pontos azuis e vermelhos, mas em posições diferentes o que faria dele, uma pessoa diferente.

Legislação e confidencialidade aplicada aos Testes de ADN

Note que, se pretender consultar toda a legislação pode faze-lo no portal do Diário da Republica pela lei 18/2005.

Em alternativa consulte toda a legislação teste de paternidade explicada por nós.

Contudo, se continuar a ler, poderá ter acesso á parte mais relevante da lei.

Quanto à documentação necessária, deverá o responsável pelo processo, ter consigo o cartão de cidadão/ passaporte a fim de se identificar no consentimento informado. (este documento já se encontra junto do Kit de colheita de ADN, se optar pela realização da colheita em casa em vez da colheita na clínica.

Este consentimento informado é obrigatório por duas questões, legislação nacional (ver abaixo, artigo 18, ponto um e cinco) e legislação europeia RGPD.

Lei 12/2005, Série I-A de 2005-01-26

Relativamente à reutilização das amostras para mais que um exame de DNA, tal procedimento está vedado, pela alínea quatro do presente artigo.

Portanto, não nos é possível reutilizar uma amostra/ perfil de ADN para um novo teste de paternidade. Contudo, tenha em atenção que, as suas amostras são destruídas após a conclusão do exame, visto que, se trata de um teste de paternidade informativo.

Confidencialidade na legislação 12/2005

Por fim, quanto à confidencialidade a legislação é clara, pelo que os resultados do teste de paternidade são confidenciais e só você terá conhecimento do mesmo.

Desde logo, porque em termos laboratoriais as suas amostras seguem com um número de referência, completamente separados dos seus dados pessoais.

Em termos, de comunicação do seu processo no SNS, está vedada por lei. Nunca serão divulgados os seus resultados a ninguém, nem mesmo a médicos, a não ser ao próprio.

Lei 12/2005, Série I-A de 2005-01-26

Regressando à questão da confidencialidade, o nosso laboratório oferece todas as garantias quanto à protecção dos seus dados e dos seus resultados. Connosco está Seguro.

Pretende ler toda um resumo com a lei dos testes genéticos? – veja o artigo sobre a legislação do teste de paternidade.

Encomende agora o seu teste de paternidade pelo valor de 250.00 € (IVA incluído) – este é um preço com tudo incluído e não há taxas escondidas. Ver kit teste de paternidade

Porque escolher os laboratórios da CódigoADN™, para a realização do teste de paternidade?

  • As suas amostras são analisadas no nosso laboratório; tecnologicamente avançado com certificação ISO 17025;
  • Os resultados de um teste de paternidade são superiores a 99,999% de precisão não deixando qualquer dúvida;
  • O nosso teste de paternidade pode ser realizado sem a recolha de ADN na mãe;
  • O resultado obtido é baseada na análise de no mínimo 21 marcadores genéticos e poderá ir até aos 48 marcadores; teste de Paternidade premium (33 marcadores genéticos);
  • Os resultados são rápidos (5 dias úteis) e 100% fiáveis;
  • Apoio ao cliente sempre disponível para esclarecer as suas dúvidas;
  • Se pretender, pode fazer o a sua recolha de ADN com um profissional de saúde, diretamente nas nossas clínicas;
  • Empresa Registada em Portugal e União Europeia.

Outras amostras de ADN? cabelos, unhas – admissíveis para testes de paternidade.

A CódigoADN oferece a opção de realizar o teste de paternidade com outras amostras de ADN incluindo cabelos, escovas de dentes, manchas de fluidos corporais como sangue ou sémen entre outros.

Note-se que, os nossos laboratórios utilizam a mais recente tecnologia em sequenciamento de ADN para conseguir extrair o ADN de vários tipos de amostras. Veja a lista completa de amostras forenses.

Contudo, os testes de paternidade realizados utilizando fontes de ADN diferente da boca precisam de tempo adicional. Por isso, os resultados estarão disponíveis no prazo de 10 a 20 dias úteis, após a chegada das amostras ao laboratório.

Ainda tem questões?

Abaixo encontra algumas perguntas frequentes feitas sobre testes de paternidade. Se não encontrar sua pergunta aqui, entre em contato connosco. A nossa equipa está preparada para esclarecer todas as suas dúvidas.